Home / 1º DE MAIO: DIA DE LUTA DA CLASSE TRABALHADORA

Notícias

Mantenha-se atualizado

1º DE MAIO: DIA DE LUTA DA CLASSE TRABALHADORA
02/05/2016

Compartilhe

1º DE MAIO: DIA DE LUTA DA CLASSE TRABALHADORA

O dia do trabalhador é comemorado em 1º de maio de cada ano em vários países. Essa data teve origem em 1886 após uma série de manifestações na cidade de Chicago, onde trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. Nessa época a jornada oficial de trabalho ultrapassava 10 horas por dia e até crianças podiam ser exploradas. A realidade da classe trabalhadora era de miséria e exploração extrema.

As manifestações iniciaram com uma greve geral nos Estados Unidos no dia 1º de maio e se estenderam até o dia 04 de maio, sendo que vários trabalhadores morreram nesses protestos em confrontos com policiais armados.

Em 1889, a Segunda Internacional Socialista que aconteceu em Paris tornou essa data oficial em memória e homenagem aos trabalhadores que morreram nesses protestos. Desde então, essa data tem sido utilizada por sindicatos e movimentos sociais para protestar pela ampliação de direitos de toda a classe trabalhadora e a luta contra a exploração e o abuso dos patrões e governos.

No Brasil, a data tornou-se oficial apenas em 1925 através de um Decreto do presidente Artur Bernandes. Outros fatos importante em nosso país marcam o dia 1º de maio, tais como a criação do salário mínimo pelo Presidente Getúlio Vargas em 1 de maio de 1940 e a criação da Justiça do Trabalho em 1º de maio de 1941.

São marcos importantes para todos os brasileiros. Nos dias de hoje essa data não é menos importante pois os trabalhadores de um modo em geral continuam sendo explorados. O salário mínimo que deveria suprir todas as necessidades básicas de uma família não é suficiente para tal. As mulheres ainda recebem salários até um quarto menor que os homens de mesmos cargos e o trabalho infantil ainda é uma realidade.
Também não podemos esquecer que existem 55 projetos tramitando no Congresso Nacional que retiram direitos dos trabalhadores (a lista completa desses projetos pode ser consultada aqui: 
http://www.sintrascoom.com.br/…/congresso-tem-55-projetos-q…).

Entre esses projetos estão o que permite a terceirização de todos os tipos de atividades, ampliando a precarização ainda maior do trabalho já foi aprovado na Câmara de Deputados e agora segue para o Senado. E também o projeto que permite que o trabalho seja remunerado por hora e não mais por um salário mensal, além do projeto que permite que ocorram acordos trabalhistas sem a anuência dos sindicatos – o que hoje é proibido pela CLT.

Além desses projeto, existe a proposta do Governo de uma nova Reforma na Previdência, com aumento da idade mínima para a aposentadoria, dificultando ainda mais que a classe trabalhadora tenha acesso à previdência pública.

Para os servidores públicos, tramita o PLC 257/2016 que congela salários, retira benefícios e proíbe contratações pelo período mínimo de dois anos.

Ou seja, o dia 1º de maio que se aproxima deve ser lembrado por cada trabalhador do quanto será necessário a união e a disposição para a luta em defesa dos direitos que foram conquistados à duras penas – com o suor e a vida de muitos trabalhadores ao longo da história.

Parabéns a todos os trabalhadores por esse dia histórico! 
Viva a Classe Trabalhadora!

Newsletter