Siga-nos no Facebook
facebook.com/SindSaudeSC
Aguarde, carregando...
Fundado em Setembro de 1951
O SindSaúde/SC foi fundado em 26 de setembro de 1951 por Celsa Machado Lemfers, então funcionária do Hospital de Caridade. Inicialmente uma associação, dois anos mais tarde já seria transformado em Sindicato. Ao fundar a Associação, Celsa já teve uma noção da difícil empreitada que estava por vir. Quando foi entregar a primeira pauta de reivindicações dos trabalhadores à Irmandade que dirige o hospital até hoje, o Provedor correu atrás dela e jogou a pauta de reivindicações pela escadaria do hospital. O Hospital também afastou das suas funções um padre que a apoiava. Assim começava uma longa história de lutas.
Durante a ditadura civil-militar que se instaurou no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, o movimento sindical viveu tempos duros, com o fechamento de diversos sindicatos, intervenções e prisões de dirigentes. O SindSaúde/SC sobreviveu há esses tempos realizando trabalho de forma clandestina, enquanto era possível. Em parte desse período, a atuação ficou bastante restrita.
Já no final da década de 1970 o movimento sindical brasileiro retomou o fôlego, com grandes greves e enfretamentos entre os anos de 1978 e 1980, especialmente no ABC paulista. Hoje, se compreende que esses movimentos exerceram papel decisivo no fim da ditadura brasileira. Com o processo de reabertura democrática na segunda metade da década de 1980, os movimentos voltaram a surgir com maior força em grande parte do Brasil. Na saúde catarinense reuniões itinerantes, em locais improvisados, se tornaram freqüentes. É ainda na década de 1980 que o SindSaúde/SC conquista sua primeira sede no centro de Florianópolis.
Chegamos à década de 1990 com a efervescência de greves na categoria. Foram realizadas nove greves no setor público de saúde, que marcaram definitivamente o aspecto combativo desta categoria. Foi quando se conquistou o direito às 30h semanais de trabalho para servidores e servidoras públicas, direito que só foi reconhecido em lei em 2006, quando da conquista do Plano de Carreira.
As lutas se seguiram e em 2012 aconteceu a mais longa greve de servidores e servidoras da saúde. Foram 60 dias de enfrentamentos e a vitória chegou às vésperas do Natal daquele ano, no dia 21/12. Em 2014, por reposição salarial e em 2016 para garantir o pagamento de 13º salário, as greves voltaram a ser dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Caridade. Em 2016, o Hospital contava com o apoio das grandes redes de comunicação do Estado, que usaram desse espaço para tentar deslegitimar a luta justa dos trabalhadores. A vitória veio, mais uma vez, pela garra e persistência da categoria. Em 2017, após longo debate com grande participação da categoria que compreendeu a importância de que nossas lutas sejam amplas, o SindSaúde/SC realizou Congresso e, entre outras coisas, deliberou por filiar-se a uma Central, a Intersindical Central da Classe Trabalhadora.
Estamos de novo em tempos duros, mas seguimos resistindo em nome de todos aqueles e aquelas que estiveram na linha de frente antes de nós.
Terça-feira: 14h às 17h
Quarta-feira: 9h às 11h
* Mediante agendamento prévio
As consultas deverão ser agendadas antecipadamente, conforme os contatos abaixo:
Lotados ou aposentados da Grande Florianópolis
(48) 3222-4552 – com Cibele.
Lotados ou aposentados de Lages e região
(49) 98414-5031 – com Fabrício.
Lotados ou aposentados de Mafra e Joinville
(47) 3025-6444 – com Enilda ou Inês.
Lotados ou aposentados de Ibirama
(49) 999925149 com Plínio.
Segunda a sexta-feira: 9h às 14h | Sede em Florianópolis
* Mediante agendamento prévio
Normas para Homologação (baixe aqui)
facebook.com/SindSaudeSC