1º de Maio: viva a classe trabalhadora!
Mais que um feriado, o dia do trabalho – 1º de maio foi criado para registrar a luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho. Se hoje temos a jornada de 44 horas semanais foi graças às várias greves gerais que ocorreram na história.
Nenhum direito dos brasileiros veio sem luta, inclusive o que temos na CLT. E nos dias atuais parece que esse passado é esquecido e o 1º de maio é comemorado com sorteios de prêmios, sem o verdadeiro valor que tal data merece.
Mas resgatar esse passado está sendo cada vez mais necessário diante a retirada de direitos que estamos vivendo. Basta observar o que passa todos os dias na mídia, nas redes sociais onde é difundida a ideia que nós trabalhadores precisamos colaborar pra melhorar a situação econômica do país. E muitos trabalhadores se convencem desse absurdo e defendem o que estão vendendo como solução para os problemas econômicos.
Mas o que vivemos é uma crise do capitalismo, onde nós trabalhadores pagaremos com nossa saúde e até nossas vidas! Pois assim os grandes empresários e os empresários da saúde precarizam as relações de trabalho para diminuir os custos da mão de obra e dessa maneira manter sua taxa de lucro.
Isso se materializa nos projetos de Lei que estão em discussão no congresso, como o PL 4330 – das terceirizações ou as Medidas provisórias 665 e 664 que dificultam o acesso dos trabalhadores ao seguro desemprego e ao auxílio doença.
Assim, para nós trabalhadores não há outro caminho a não ser resistir à retirada de direitos. No mês de maio o SindSaude SC inicia a campanha salarial de 2015, onde será um ótimo momento para fortalecermos essa luta e discutirmos qual vida que nós merecemos!
Queremos encerrar parabenizando todos os trabalhadores pelo Dia do Trabalho. Sem a força dos trabalhadores nada se produz, nada se cria por isso somos merecedores de condições dignas!