Home / Geral / Nova audiência aponta os rumos do arrendamento do Hospital de Caridade

Nova audiência aponta os rumos do arrendamento do Hospital de Caridade
08/04/2021

Nova audiência aponta os rumos do arrendamento do Hospital de Caridade

O SindSaúde/SC participou na tarde desta quarta-feira (7) de uma audiência envolvendo o Ministério Público do Trabalho, Grupo Care e Imperial Hospital de Caridade, a respeito do arrendamento do Hospital de Caridade e dos impactos para as trabalhadoras e os trabalhadores da unidade. O processo ainda está em andamento e não é confirmado, enquanto a participação do SindSaúde/SC nele tem sido essencial para a garantia dos direitos trabalhistas na empresa que deve assumir o hospital, o Grupo Care.

Na reunião, foi repassado que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) ainda não apresentou resposta sobre a aprovação ou não do processo de arrendamento, mas as empresas acreditam que o documento deve ser expedido ainda neste mês. Com a aprovação do CADE, o contrato passa por uma nova fase de negociação e estudos para então ser formalmente finalizado e o Grupo Care assumir a gestão do Hospital de Caridade.

Na audiência, o SindSaúde/SC reforçou que os principais pontos que necessários para o prosseguimento envolvem a garantia dos direitos históricos dos trabalhadores. O Grupo Care antecipou, embora ainda não seja formalmente o gestor do Hospital, que pretende alterar itens como carga horária dos plantonistas e percentuais de insalubridade. Além disso, apontou que pretende não reconhecer as horas pagas em dobro nos feriados.

Enquanto a aprovação não sai, cabe negociação entre as partes envolvidas no arrendamento. Uma nova audiência foi marcada para o dia 28/04 às 14h. Até lá, a negociação pode ocorrer diretamente entre as empresas e o sindicato, dependendo inclusive da aprovação do arrendamento.

Os cortes nos direitos dos trabalhadores que pretendem ser aprovados pelo Grupo Care não se tratam de propostas formais apresentadas. É preciso aguardar a evolução do arrendamento para buscarmos avanço na negociação da pauta dos trabalhadores. Uma assembleia entre o sindicato e os trabalhadores do Hospital de Caridade deve ser marcada para os próximos dias, com o objetivo de analisar esses pontos.

Fiquem atentos!