#MEMÓRIA: Movimento contra a privatização do Hospital Florianópolis

Hoje, relembramos o movimento contra a privatização do Hospital Florianópolis, em 2013.
A unidade foi reformada durante anos e entregue à iniciativa privada logo em seguida. Centenas de servidores que já conheciam a dinâmica da unidade e prestavam atendimento de qualidade foram transferidos para outras unidades durante esse processo.
Na foto, vemos um dos tantos atos feitos em defesa do hospital e seus trabalhadores. Desde antes do fim das reformas, já debatíamos com a população a importância de que a unidade se mantivesse pública, já que a prática de melhorar a estrutura de unidades para depois entregá-las para a iniciativa privada é comum.
Além da entrega do patrimônio público à lógica de mercado, a SPDM, empresa escolhida para assumir a gestão na época, já possuía um longo histórico de irregularidades em contratos com outros municípios. A unidade ainda passou pela gestão de mais duas Organizações Sociais, que deram continuidade ao seu processo de sucateamento.
O Hospital Florianópolis foi mais um exemplo das consequências da privatização para trabalhadores e população. Nossa vigília em defesa do serviço público precisa ser constante para garantir que casos como esse não voltem a acontecer.