Municípios de Santa Catarina decretam estado de emergência após aumento nos casos de doenças respiratórias.
Com a superlotação de unidades de saúde resultada pelo aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), municípios do estado, como Florianópolis e Itajaí, decretaram situação de emergência em Saúde ao longo da última semana.
A situação ocorre em meio à baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe deste ano. Até o começo da semana, foi vacinado apenas 16% do público-alvo no estado, composto por idosos, crianças e gestantes.
Os decretos de emergência preveem a aquisição de novos bens, serviços em caráter emergencial e a contratação temporária de mais profissionais para a rede pública.
Em sessão no dia 6 de maio, parlamentares da Alesc demonstraram preocupação com a baixa disponibilidade de leitos. Entre março e abril, Florianópolis registrou um aumento de 260% em transferências das UPAs para hospitais.
Destaca-se a importância do reforço às campanhas de vacinação, que têm sido negligenciadas ou mesmo antagonizadas por alguns dos deputados catarinenses.
A vacina da gripe estará disponível para toda a população acima de 6 meses a partir da próxima segunda-feira, dia 12. Acompanhe o cronograma de vacinação em sua região e participe para garantir não só a sua proteção, mas também a de todos os usuários dos serviços de saúde.
Vacinas salvam vidas!