Home / A categoria da saúde segue mobilizada até que nova proposta seja apresentada pelo governo

24/06/2020

Começamos a semana com negociação e ato na segunda-feira (22). A pressão que fizemos na semana passada garantiu a reabertura da mesa de negociação e que o governo discutisse nossas propostas. Após a rodada de negociação, o SindSaúde/SC informou a categoria sobre as propostas apresentadas pelo Secretário de Estado da Saúde, André Motta. A SES nem sequer colocou a proposta no papel, mas verbalmente propõem que a Gratificação Transitória prevista na MP 228 e válida até setembro em razão da pandemia seja mantida aos servidores médicos de acordo com o que está na MP (entre 4 e 6 mil reais) e que todos os demais servidores recebam R$ 300,00 a cada mês.

Entendemos que se trata de chantagem feita pelo governo, que ameaça retirar os direitos dos servidores lotados em UTI e Emergência, no intuito de que a categoria passe a brigar entre si. Se o governo considera os valores pagos a esses setores muito altos, porque a mesma interpretação não vale para os médicos? Não cairemos nesse jogo e não admitiremos ter diferenças de até 20x na gratificação entre pessoas que trabalham nos mesmos locais, submetidas aos mesmos riscos. O que o SindSaúde/SC e a categoria exigem é o respeito a todos que estão na linha de frente.

Na terça-feira (23) houve nova reunião de negociação, dessa vez com técnicos da SES para que pudesse ser analisado os dados e construído uma nova proposta. Apesar do descaso que parte dos representantes da SES faziam questão de demonstrar, solicitamos as informações necessárias e nova reunião para discussão está marcada para esta quinta-feira.

Na tarde de hoje (24) o SindSaúde/SC realizou rodadas de informes nos locais de trabalho para que a categoria saiba do descaso do governo. As 20h30 acontecerão novas rodadas de informes nas unidades. As servidoras e servidores estiveram em peso e manifestaram seu repúdio a proposta do governo. A categoria da saúde está mobilizada e disposta a aumentar as mobilizações até que o governo apresente propostas que contemplem as pautas da categoria.

O SindSaúde/SC convoca as servidoras e servidores para que fiquem atentos aos chamados do sindicato e participem das atividades.