Home / Geral / Acaba a mediação no TRT com empresas insistindo em recusar direito ao piso!

Acaba a mediação no TRT com empresas insistindo em recusar direito ao piso!
25/09/2023

Acaba a mediação no TRT com empresas insistindo em recusar direito ao piso!

Em audiência de mediação convocada pelo Tribunal Regional do Trabalho nesta segunda (25), o SindSaúde/SC encerrou a mediação em que apresentou a proposta da categoria para as empresas: pagamento integral e imediato do Piso da Enfermagem. As empresas voltaram a recusar a proposta dos trabalhadores, o que ocasiona o fim da negociação no TRT.

Com o fim do prazo para negociação e a conclusão da mediação no TRT, as empresas devem pagar o piso na próxima folha de pagamento. O sindicato porém avalia que, dado o histórico de negociação, algumas empresas tentarão descumprir a lei!

Por que a negociação?

A negociação com as empresas foi imposta pelo julgamento da lei no STF. A medida colocava um prazo de 60 dias para que as empresas pudessem negociar em casos em que houvesse risco de demissão em massa.

O que foi observado, no entanto, é que as empresas se utilizaram do prazo para negociação como forma de descumprir a lei do piso. Desde o início, as empresas tem colocado propostas de pagamento parcelado, chegando até a oferecer à categoria o prazo de 3 anos e meio para pagamento do que está em lei.

A postura do SindSaúde/SC foi de recusa a esse tipo de proposta que representaria perdas aos trabalhadores. As propostas levadas em assembleia foram recusadas pelos trabalhadores. Assim, as empresas entraram com pedido de mediação do TRT, que finalizou com a audiência de hoje.

A audiência desta segunda (25) foi definida apenas para o aceite ou recusa da proposta da categoria. Os sindicatos patronais, representantes das empresas, além de recusarem a proposta, novamente tentaram propôr o pagamento parcelado do Piso. O SindSaúde/SC negou a proposta conforme aprovado pelos trabalhadores em assembleia.

Agora, é importante estarmos atentos e mobilizados a novas tentativas das empresas de tentarem burlar o direito ao piso aos seus trabalhadores. Nos próximos dias o SindSaúde/SC deve fazer novos materiais informativos sobre o piso.