Home / Geral / Acordo entre centrais de trabalhadores e empresários sobre o Piso Estadual é entregue a Jorginho

07/03/2024

Na tarde da última terça-feira (5), representantes das centrais sindicais dos trabalhadores e empresários de diversos setores do comércio de SC entregaram a Jorginho Mello o acordo de reajuste do Piso Salarial Estadual para 2024. O Governador assumiu o compromisso de encaminhar o projeto com urgência para a Alesc junto às três comissões necessárias para sua liberação para posterior votação no plenário.

Na ocasião, representantes do SindSaúde/SC e da Intersindical reiteraram também a importância da implementação da lei do Piso da Enfermagem e realização de concurso público para Santa Catarina, que seguem sendo prometidos pelo governador e pela Secretaria do Estado da Saúde.

O acordo prevê reajuste em 6% nas 33 categorias contempladas pelo Piso, distribuídas em quatro faixas salariais: a primeira faixa deve subir dos atuais R$ 1,521,00 para R$ 1.612,26; a segunda de R$ 1.576,00 para R$ 1.670,56; a terceira de R$ 1.669,00 para R$ 1.769,14; e a quarta de R$ 1.740,00 para R$ 1.844,40.

Ainda que não recorra diretamente sobre a lei do Piso da Enfermagem, o Piso Estadual é uma ferramenta importante para negociações como a da CCT, pois garante um parâmetro de análise. O SindSaúde/SC e a Intersindical seguem atentos à cobrança para aprovação em caráter de urgência do documento encaminhado ao Governador.