Home / Geral / Alesc retira emenda que estenderia gratificação Covid de Janeiro a Março para profissionais de UTI e Emergência

17/05/2022

Em reunião na Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira (17), o deputado Mauro de Nadal (MDB), vice-presidente da Alesc, retirou a emenda que estenderia a gratificação Covid para profissionais das UTIs e Emergências dos hospitais estaduais. O texto é de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), e visava corrigir uma Medida Provisória lançada pelo governo em janeiro deste ano, que estendia a gratificação de janeiro a março somente para médicos e servidores do Coes.

Na fala do vice-presidente da Alesc, novamente foi citado os reajustes aos trabalhadores da saúde concedidos no final de 2021. Nadal tenta justificar a retirada da emenda de pauta por questões orçamentárias do governo, o que contradiz a MP que cedeu a mesma gratificação para a categoria médica e servidores do Coes. Mais uma vez, a categoria se viu refém das leis desiguais do governo do estado, que beneficiam apenas a classe profissional do próprio secretário da saúde e de cargos indicados pelos membros do governo.

Ainda que a emenda não tenha sido derrubada por completo, a retirada de pauta na Comissão de Constituição e Justiça indica cada vez mais dificuldade para garantir a gratificação a esses profissionais. Tanto médicos quanto servidores do Coes não recebem a gratificação desde abril, uma vez que o Estado de Emergência em Saúde, instaurado pela Covid-19, terminou no final de março.

Se você seria beneficiado pela emenda, é hora de cobrar seus deputados pela reinclusão da pauta nas comissões da Alesc. A luta não está perdida! Ainda que desigual, a gratificação pelo trabalho árduo desenvolvido durante a pandemia é um direito que deveria ser de todos os profissionais da saúde!

Para conferir a reunião completa, acesse: bit.ly/reuniaoccjalesc