Home / Geral / Após empresa impedir acesso do sindicato ao local de trabalho, votação sobre auxílio creche é adiada

23/07/2021

Desde 2017, o SindSaúde/SC tem uma ação coletiva contra a SOS Cárdio que busca garantir o direito ao auxílio creche, previsto em lei. Já há sentença favorável, e se chegou a uma proposta de acordo com valores e tempo de recebimento. Agora, na reta final do processo, os trabalhadores e trabalhadoras precisam votar se são favoráveis ou não às opções apresentadas.

A votação começou ontem (22), ocorrendo no horário de almoço e jantar no refeitório do Hospital. E surpreendentemente, hoje, ao chegar para a continuidade do trabalho, o acesso do SindSaúde/SC foi barrado pela empresa, que inclusive chamou a polícia. Importante destacar que a Convenção Coletiva de Trabalho prevê o livre acesso do sindicato nos horários destinados ao repouso e alimentação dos trabalhadores, coisa que estava sendo cumprida pelo sindicato integralmente.

Impedir o contato dos trabalhadores e trabalhadoras com seu sindicato é escancaradamente uma prática antissindical, já que faz buscando intimidar e atrapalhar o andamento das atividades sindicais. Já foi realizado registro policial e outras medidas podem ser tomadas.

A votação será retomada na segunda e terça-feira (dias 26 e 27), e agora se espera que a empresa cumpra o previsto na Convenção Coletiva da categoria, evitando mais uma demanda judicial por descumprimento. Trabalhador e trabalhadora da SOS Cárdio, vote e defenda seus direitos!