Home / Após intervenção do MPSC, greve em Alfredo Wagner deve terminar hoje

Após intervenção do MPSC, greve em Alfredo Wagner deve terminar hoje
01/02/2017

Após intervenção do MPSC, greve em Alfredo Wagner deve terminar hoje

Praticamente um mês após iniciada, em 2 de janeiro de 2017, a greve das/os trabalhadoras/es do Hospital Fundação Médica Assistencial ao Trabalhador Rural Alfredo Wagner está próxima de um acordo para chegar ao fim. Diante da falta de disposição em negociar da atual direção e com um Conselho Curador inativo no último período, o caso exigiu intervenção do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A Promotora de Justiça Renata Souza Lima, da comarca de Bom Retiro, escolheu em audiência pública realizada nesta terça-feira (31/1) os nomes para o novo Conselho Curador do Hospital. Participaram do evento na Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner as principais autoridades do município, trabalhadoras/es do hospital, representantes do Sindicato e a comunidade.

As/os trabalhadoras/es já entregaram ao novo Conselho constituído uma pauta de reivindicações elaborada em conjunto com o SindSaúde/SC. São elas:

- Nenhuma retaliação às/aos trabalhadoras/es em greve.

- Estabilidade mínima de 280 dias a contar do término da greve.

- Pagamento integral do 13º salário de todas/os as/os trabalhadoras/es.

- Saída da Presidente da Fundação Médica Assistencial ao Trabalhador Rural Alfredo Wagner Izolde Seeman do cargo.

Em audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho na manhã desta quarta-feira (1/2), solicitada pelo Ministério Público do Trabalho, houve acordo para o retorno das/os trabalhadoras/es ao trabalho a partir desta quinta-feira (2/2) com o pagamento do 13º salário. A presidenta da Fundação que gerencia o hospital informou que colocará o cargo à disposição do novo Conselho. Resta agora uma reunião marcada para a noite de hoje, quando os membros do Conselho Consultivo darão o aceite oficial às reivindicações do movimento grevista.