Home / As trabalhadoras e trabalhadores da saúde também precisam de cuidados

As trabalhadoras e trabalhadores da saúde também precisam de cuidados
08/04/2020

As trabalhadoras e trabalhadores da saúde também precisam de cuidados

As trabalhadoras e trabalhadores da saúde estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, mas vem enfrentando muitas dificuldades para proteger a própria saúde. Os Protocolos que deveriam estabelecer medidas eficazes de proteção dos profissionais da saúde em momentos de epidemia racionam o uso dos EPI somente para o atendimento de pacientes suspeitos (com sintomas) e confirmados, colocando a saúde e a vida deles em risco.

Na fase da transmissão comunitária do coronavírus, que nos encontramos, a maior parte dos infectados são assintomáticos, porém, são importantes transmissores do vírus, sendo imprescindível que sejam usadas as precauções padrão para o atendimento de todos os pacientes. Todo paciente deve ser considerado um possível transmissor, por isso o uso de EPI deveria ser obrigatório em todos os atendimentos.Essa medida visa proteger os profissionais que estão nos hospitais, secretarias, serviços de limpeza e serviço social.

Outro problema grave é a indicação da reutilização das máscaras N95. Cabe lembrar que os poros dessas máscaras vão sendo obstruídos com partículas durante o tempo de uso até elas ficarem saturadas e inviáveis para uso, por isso, é preciso inclusive testá-las periodicamente para verificar se a passagem do ar através delas está adequada.

Além disso, em algumas unidades temos recebido denúncias de profissionais que têm sido obrigados a reutilizarem os aventais, o que também é um importante fator de risco e não podemos aceitar. Outra dificuldade é a resistência observada em algumas unidades para afastar os trabalhadores dos grupos de risco previstos no decreto do governador. Esses grupos de risco não foram definidos aleatoriamente e sem motivo, mas sim porque sabidamente essas pessoas têm maior chance de evoluir para a doença grave, aumentando o risco de morte pelo coronavírus.

Por todos esses problemas, o SindSaúde/SC pede às trabalhadoras e trabalhadores que denunciem ao sindicato caso passem por situações como as descritas acima. Ressaltamos mais uma vez: A VIDA é MAIS IMPORTANTE. Precisamos cuidar da nossa saúde e da nossa vida também.

O sindicato vem acompanhando os casos dos trabalhadores da base que vem sendo acometidos pela COVID-19 e denunciando o descaso do Governador Moisés com esses profissionais. Ao menos 14 profissionais da saúde foram diagnosticados com a Covid-19 em Santa Catarina. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Helton Zeferino, esses servidores trabalham dentro de hospitais geridos pelo governo do Estado e estavam atuando no combate ao coronavírus. Zeferino confirmou a informação e disse ainda que há outros 179 funcionários da rede sendo monitorados.

Tendo em vista esse quadro preocupante, o SindSaúde/SC entrou com uma ação no Ministério Público do Trabalho para que o uso dos EPI sejam obrigatórios em todos os atendimentos e para que não haja racionamento. Precisamos cuidar de quem cuida da população.

SindSaúde/SC