Home / Geral / Assembleia com funcionários do Hospital de Caridade convoca ato público para a próxima semana

19/05/2021

As trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital de Caridade se reuniram em assembleia nesta terça-feira (18) para discutir o posicionamento dos funcionários em relação aos contratos da unidade, que está sendo arrendada. A atual administração do hospital, realizada pela Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, irá arrendar a unidade para o Grupo Care, em um contrato milionário que, apesar de estar nas fases finais de negociação, ainda não foi apresentado aos funcionários.

A assembleia decidiu por fazer um chamamento para um ato público no próximo dia 25 de maio, terça-feira, com a distribuição de panfletos e fixação de faixas no hospital para chamar a atenção para a necessidade de transparência no contrato e de uma negociação justa com as trabalhadoras e trabalhadores. É preciso demonstrar para a população a situação delicada que os trabalhadores e trabalhadoras estão colocadas e pedir apoio da cidade para essa luta!

Outro encaminhamento decidido pela assembleia foi o de intensificar as negociações com o Grupo Care, o que já está em curso. Nesta quarta (19), na quinta (20) e na sexta (21) foram conquistadas rodadas de negociação entre o SindSaúde/SC, Grupo Care e a Irmandade, além das mediadas pelo MPT. As posições retiradas na assembleia serão apresentadas, a fim de dar celeridade as negociações buscando a garantia de direitos. Uma nota será feita com os informes de cada uma dessas reuniões e serão lançadas nas redes e no site do SindSaúde/SC assim que elas forem concluídas.

É a segunda vez que os funcionários se reúnem com o SindSaúde/SC para debater estratégias pela manutenção dos direitos na administração da nova empresa. Em uma reunião no dia 26 de abril, as trabalhadoras e os trabalhadores decidiram por uma proposta que consiste na sucessão integral, com o Grupo Care assumindo todos os contratos de trabalho, verbas trabalhistas e rescisórias, de forma solidária com a Irmandade. A proposta porém, foi rejeitada em audiência pela empresa.

Na assembleia desta terça, uma das demandas decididas para serem repassadas ao Grupo Care nas reuniões de negociação com o SindSaúde/SC é sobre as garantias em torno da proposta da empresa da Plano de Demissão Incentivada (PDV) aos que queiram sair do contrato. O PDV, porém, não foi apresentado pela empresa em seus detalhes, e caberia se avaliar a alternativa somente após haver certeza sobre como ele funcionaria. Além disso, uma das opções levantadas na assembleia é pedir o bloqueio do valor da “luva do contrato”, que será paga à Irmandade, para que seja usado no pagamento dessas verbas trabalhistas atrasadas.

Enquanto o contrato não está completamente exposto aos trabalhadores, o SindSaúde/SC continuará na busca pela garantia dos direitos dos funcionários do Hospital de Caridade, seja por meio da sucessão dos contratos ou na negociação de uma assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao MPT.

Desde já, importante que cada um e cada uma se organize para participar da mobilização no dia 25. Em breve o sindicato informará mais detalhes.