Home / Geral / Assembleia decide por construção de comando de greve devido a falta de propostas da SES

05/08/2021

As servidoras e servidores públicos da saúde estadual se reuniram em assembleia na tarde desta quarta-feira (4) para deliberar encaminhamentos sobre a negociação com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na continuidade da assembleia, a categoria participou do ato contra a reforma da previdência estadual. A SES vem negligenciando as pautas apresentadas pela categoria ainda antes do início da pandemia e não apresenta qualquer resposta concreta às reivindicações. Chegamos há mais de 5 anos sem reajuste salarial e sem a maioria das demandas atendidas.

Por isso, a assembleia decidiu começar mobilizações nas unidades de saúde do estado e deliberou pela construção de um comando de greve, para o caso da SES continuar ignorando as pautas dos servidores. A SES tem acesso às pautas decididas pela categoria desde antes do início da pandemia, quando a categoria suspendeu o processo de mobilização para garantir assistência em saúde à população. Como resposta, a SES implementou uma gratificação transitória injusta com a maioria dos servidores e servidoras, que mesmo expostos ao Covid-19, recebem R$ 250 por mês.

A categoria também participará da Greve Geral dos Serviços Públicos, que acontece em 18 de agosto e faz parte do calendário nacional de luta contra a Reforma Administrativa, deliberado no Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público. O SindSaúde/SC e Intersindical Central da Classe Trabalhadora participaram do Encontro Nacional e dessas deliberações nacionais. É um momento importante para que a categoria some suas pautas também nessa mobilização e mostre força para arrancar uma negociação justa.

Enquanto a SES e o Governo do Estado não apresentam proposta formal ou concreta a respeito da maioria dos servidores e servidoras da saúde, o secretário tem participado de reuniões com entidades médicas prometendo reajustes e planos de vencimentos. Nesse sentido, a categoria exige ser recebida pelo Secretário de Estado e que as pautas sejam respondidas.

O SindSaúde/SC voltou a enviar ofício reforçando as pautas exigidas para o gabinete do secretário nesta quinta (5), e espera agora que uma reunião seja marcada para decidir sobre as demandas. Valorizar a categoria não pode ficar no discurso, precisamos de medidas concretas.