Home / Assembleia deliberou sobre delegados de base, congresso sindical e reivindicações da categoria

05/10/2017

A categoria da saúde teve, nesta quarta-feira (4/10), uma das assembleias gerais mais extensas da história recente do SindSaúde/SC. Cerca de 150 trabalhadores compareceram à Praça do Hemosc, em Florianópolis, para discutir e deliberar sobre o andamento das negociações com a Secretaria do Estado da Saúde (SES), os critérios de eleição dos delegados para o primeiro Congresso do Sindicato que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro, e para eleger delegados de base de cada local de trabalho para o período entre 2017 e 2020.

Delegados de Base

A discussão se prolongou das 13h30 até o final da tarde e demonstrou a consolidação da cultura de debate político na categoria nestes últimos anos. A primeira deliberação da assembleia foi a eleição de delegados de base. Foram eleitos 54 delegados, de 17 locais de trabalho, do setor público e privado. Outro fato que demonstra o crescimento da politização e engajamento na construção do Sindicato dentro da categoria.

Congresso

Em seguida, debateu-se sobre a organização do Congresso Sindical e os critérios de eleição de delegados para participação no evento, que é a maior instância de deliberação política do SindSaúde/SC. Após as discussões definiu-se que os delegados serão eleitos em plenárias por locais de trabalho, na proporção de 1 delegado eleito para cada 40 trabalhadores filiados ao sindicato no respectivo local de trabalho. A eleição dos delegados aposentados será feita exclusivamente no Encontro de Aposentados. Os delegados também precisarão estar filiados ao SindSaúde/SC há pelo menos 6 meses.

Negociação com a SES

O tema que encerrou as discussões da assembleia foi a negociação salarial com a SES. Além de reivindicar o reajuste da tabela de vencimentos de acordo com a inflação do último período, a categoria decidiu incluir na pauta a incorporação da gratificação conquistada a partir da greve de 2012 ao vencimento inicial dos servidores. Encaminhou-se também que será estipulado um prazo para que a SES responda a pauta de reinvindicações, e que dentro de cerca de 40 dias o SindSaúde/SC convocará ato público, caso as pautas não sejam atendidas.

Iniciativa privada

Trabalhadores da saúde em empresas privadas já deliberaram sobre sua pauta de reivindicações para a data base deste ano em assembleia anterior, realizada em 31 de agosto. Desde então, o Sindicato lançou a campanha O Bicho Vai Pegar e está engajado na luta pela aprovação de uma nova Convenção Coletiva de Trabalho com conquistas dos trabalhadores.