Home / Geral / Assembleia desta segunda (18): Trabalhadores da Enfermagem do setor privado querem aplicação integral e imediata do Piso

19/09/2023

Os trabalhadores da Enfermagem do setor 100% privado da Grande Florianópolis lotaram o auditório do SindSaúde/SC na noite desta segunda (18) para decidir sobre os rumos da aplicação do piso nas empresas na região. A assembleia foi convocada pois as empresas entraram com pedido de mediação na Justiça do Trabalho como forma de tentar negociar a lei do piso e atrasar a aplicação.

A direção do SindSaúde/SC apresentou aos trabalhadores a situação atual da negociação e expôs para votação a proposta das empresas para aplicação do piso. A proposta, parcelada em 12x, com alteração da carga horária de 220h para 180h no caso das jornadas 12x36, foi rechaçada e vaiada pelos presentes.

A proposta construída pela categoria e que será levada pelo SindSaúde/SC na negociação junto ao Tribunal Regional do Trabalho foi direta: aplicação do piso integral e com pagamento no próximo 5º dia útil com retroativo a 1º de julho. A posição é a mesma que o sindicato tem levado desde o início da negociação, imposta pela liminar do STF que estabeleceu questões em relação à aplicação do piso.

Para além de demonstrar as ferramentas que as empresas tem usado para tentar não pagar o piso aos trabalhadores, ficou exposta na assembleia a conduta anti sindical das empresas da Grande Florianópolis, que financiaram cargos de chefia para que votassem a favor de suas propostas.

Agora, o SindSaúde/SC leva a posição dos trabalhadores em uma audiência que ocorre na tarde desta terça (19) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Conforme encaminhado na Assembleia, para reforçar a posição dos trabalhadores, o sindicato convoca a todas e todos para acompanhar em frente ao TRT, às 15h. O órgão fica localizado na Rua Esteves Júnior, 395.

Contamos com a presença de todas e todos.