Home / Geral / Assembleia do Hospital de Caridade recusa propostas da empresa sobre insalubridade e vale alimentação

26/03/2022

Trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Caridade se reuniram em um ato/assembleia nesta sexta (25) para discutir a atual situação da unidade, que passa por um processo de transição administrativa. A assembleia aconteceu após uma audiência mediada pelo MPT, entre o SindSaúde/SC e o grupo Hospital Care, empresa que assumiu a administração da unidade.

Um dos pontos discutidos na audiência foi a redução dos índices de insalubridade, que aconteceu na maioria dos setores do hospital, a partir de um laudo que foi bastante questionado pelo SindSaúde/SC. A proposta da empresa foi que o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade recebesse nos próximos dias as queixas em relação a cada setor. Na assembleia, porém, os trabalhadores afirmam que um novo laudo deve ser feito, que cada um dos setores seja visitado pelo engenheiro do trabalho e que os funcionários possam falar sobre as rotinas e os problemas enfrentados.

Para conhecimento de causa dos trabalhadores, o SindSaúde/SC deve lançar na próxima semana um material que fale quais as questões que estão previstas nas normativas que regem os valores de insalubridade.

Outro ponto foi um aumento do vale alimentação/refeição. A proposta da empresa foi o valor de R$ 200, um aumento de R$ 80 ao pago atualmente, com desconto de 10. Nos primeiros meses esse vale seria de refeição, com uma migração posterior para o vale alimentação. A assembleia votou para que o vale seja do mesmo valor que recebem os funcionários do Hospital Baía Sul, maior do que o proposto e também administrado pelo Grupo Hospital Care, mesmo mantendo o desconto de 10%.

A audiência também tratou de outras questões, como o aditivo de contrato de trabalho que tem sido apresentado na unidade, os valores pagos em estacionamento pelos trabalhadores, os FGTS atrasados que foram parcelados pela empresa, as alterações no adicional noturno e um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV). Sobre esses pontos, o SindSaúde/SC fará novo informe na próxima semana detalhando as intenções da empresa. Nas próximas audiências, o SindSaúde/SC segue levando as pautas dos trabalhadores. Há ainda muito para se discutir mais a fundo.

A assembleia também deliberou por manter a mobilização dos trabalhadores, com nova assembleia em aberto para daqui a duas semanas, quando haverá nova reunião de negociação entre o sindicato e o grupo Hospital Care. O SindSaúde/SC continuará informando a categoria sobre as principais notícias a respeito do Hospital de Caridade.