Home / Geral / Assembleia do setor privado decide mais um passo na negociação da CCT e Piso da Enfermagem

24/04/2024

Na noite desta terça (23), os trabalhadores do setor privado de saúde da Grande Florianópolis estiveram em assembleia para debater as questões relacionadas à Convenção Coletiva de Trabalho e ao Piso Nacional da Enfermagem. O processo de negociação desses direitos passa por entraves e foi enviado para mediação do Tribunal Regional do Trabalho.

Na primeira audiência de mediação, as empresas voltaram a apresentar propostas que representam perdas significativas para a categoria. O SindSaúde/SC defendeu a posição dos trabalhadores, que é de fechamento da CCT mantendo todos os direitos adquiridos anteriormente, com o reajuste anual e o pagamento integral e imediato do Piso da Enfermagem. A desembargadora responsável pela mediação, em tentativa de resolução, apresentou uma nova proposta para avaliação das empresas e dos trabalhadores.

Todas elas foram apresentadas pela direção do SindSaúde/SC na assembleia dessa terça (23). Os trabalhadores decidiram por construir novamente uma contraproposta que vise a celeridade do processo sem maiores prejuízos à categoria. Agora o sindicato irá apresentar essa nova posição tanto às patronais quanto ao TRT.

Importante colocar que no processo de construção de qualquer mobilização ou negociação, a diretoria do sindicato coloca-se a partir do que ficar decidido pelos trabalhadores em assembleia, que é o espaço legítimo dessas decisões perante a legislação. É a partir dela, também, que é possível se verificar as possibilidades de mobilização e pressão aos que tentam retirar direitos.

A posição do SindSaúde/SC, enquanto direção, é a de preservar esse espaço democrático e de representar a posição dos trabalhadores, encaminhando sempre o que foi decidido pela categoria.

Fique atenta/o aos chamados e informações do sindicato! Sindicato forte é trabalhador organizado.