Home / Geral / Assembleia dos servidores estaduais da saúde define pautas de luta da categoria

Assembleia dos servidores estaduais da saúde define pautas de luta da categoria
15/02/2023

Assembleia dos servidores estaduais da saúde define pautas de luta da categoria

Servidores efetivos e temporários das unidades de saúde pública de SC realizaram assembleia nesta terça (14) para definir as pautas de reivindicação da categoria. O momento é importante para levar à Secretaria de Saúde as principais demandas dos trabalhadores, que têm pautas históricas de luta e precisam ser atendidas pela nova gestão.

Além das reivindicações que já compõem a pauta dos servidores há anos, como a necessidade de Concurso Público, a aplicação de uma adicional de formação e o reajuste do vale alimentação, a assembleia fez considerações sobre a atual conjuntura do governo de SC.

Uma das demandas incluídas na pauta foi a necessidade de incorporação do Piso da Enfermagem na tabela de cargos e salários de todos os servidores, temporários e efetivos. Há grande expectativa para que o estado seja pioneiro na aplicação da lei, dado que a atual secretária da saúde, Carmem Zanotto, é enfermeira e foi uma das principais defensoras do projeto enquanto deputada. Outra reivindicação é a aplicação da lei do descanso nas unidades hospitalares, pois o prazo para estabelecimento dela se encerra neste ano.

A assembleia discutiu também a importância da presença de ACTs nas lutas por reivindicações, uma vez que são incluídos nas negociações e os que mais afetados pela pressão das chefias dentro das unidades e pelas condições precarizantes do contrato de trabalho.

Na assembleia, houve a formação da Comissão Eleitoral para a eleição da nova gestão do SindSaúde/SC. Também foram aprovados nomes de delegados para o Congresso Estadual da Intersindical - Central da Classe Trabalhadora.

A partir da assembleia, o SindSaúde/SC irá fazer levantamento da defasagem salarial dos servidores nas mesas de negociação com a SES e irá encaminhar a pauta para a Alesc.

O momento é de massificar e voltar às ruas, e para isso o sindicato irá realizar reuniões por locais de trabalho e novas assembleias. Para mais informações sobre a negociação com o Estado, acompanhe nossas redes sociais!