Home / Assembleia dos trabalhadores do Baía Sul e Imagem define pautas e reforça a mobilização

25/11/2020

Na tarde desta terça-feira (24), o SindSaúde/SC esteve com os trabalhadores do Baía Sul e da Clínica Imagem para uma assembleia com o objetivo de definir as pautas dos trabalhadores na negociação com as empresas. A assembleia é fruto da mobilização dos funcionários das unidades do Baía Sul, que fez com que a empresa cedesse a uma primeira reunião de negociação com o SindSaúde/SC, na segunda-feira (23). Um dos objetivos da assembleia foi discutir os informes da primeira reunião com a empresa e detalhar pontos de pauta pendentes.

A negociação ocorre em meio a Campanha Salarial da Iniciativa Privada 2020, que traz as pautas gerais da categoria. A mobilização, entretanto, busca a negociação de pautas específicas da unidade. O encontro se deu em um gramado da Avenida Mauro Ramos, próximo ao hospital e contou com a participação de trabalhadoras e trabalhadores de diversos setores do Hospital Baía Sul e Clínica Imagem.

A votação foi unânime e aprovou as pautas que devem ser levadas para a negociação. Sendo elas:
- Reconhecimento do adicional de Insalubridade de 40% para todas e todos;
- Reajuste no vale alimentação, congelado há 03 anos, para valor total de R$ 35,00 por dia trabalhado;
- Reajuste de 5% sobre os salários de novembro de 2020;
- Contratação de funcionários novos em quantidade adequada a demanda;
- Reposição de materiais e EPI's de boa qualidade e quantidade;
- Extinção da prática de banco de horas e pagamento das horas extras realizadas;
- Bonificação pelo atendimento de pacientes Covid e pelo enfrentamento da pandemia de R$ 500,00 para aqueles e aquelas que trabalham na linha de frente e de R$ 300,00 para demais trabalhadores e trabalhadoras;
- Local de descanso adequado para todos e todas;

“É preciso garantir a dignidade do trabalhador e da trabalhadora da saúde e muitas das unidades hospitalares privadas não estão fazendo isso neste momento de pandemia”, declarou Djeison Stein, Presidente do SindSaúde/SC. A assembleia demonstrou, mais uma vez, o descontentamento neste local de trabalho diante da sobrecarga de trabalho e da falta de valorização dos profissionais. Esta pauta aprovada em assembleia está sendo apresentada ao Baía Sul e Imagem ainda hoje e aguardamos confirmação de nova rodada de negociação entre segunda e terça-feira.

A mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras segue firme! Novas assembleias e mobilizações poderão ser realizadas, e o tom destas mobilizações depende sempre dos avanços das negociações.