Home / Geral / Assembleia dos trabalhadores do Hospital de Caridade rejeita plano de demissão apresentado pelo Grupo Care

21/07/2021

Na noite desta terça-feira (20), os trabalhadores e trabalhadoras do Imperial Hospital de Caridade se reuniram em assembleia para discutir e deliberar sobre um plano de demissão apresentado nas últimas semanas. O Grupo Care é a empresa que está arrendando o Hospital, e o processo de transição está convivendo com negociações difíceis e pouco conclusivas.

A proposta de Plano de Demissão apresentada pela empresa prevê um formato próximo do chamado “acordo mútuo” criado com a Reforma Trabalhista de 2017. Nele o trabalhador abre mão de parte do FGTS e não recebe seguro desemprego, por exemplo. Além disso, a empresa acrescentou à proposta que essas verbas rescisórias fossem pagas parceladas, em 24 vezes.

A avaliação do SindSaúde/SC é de que essa proposta prejudica profundamente o direito dos trabalhadores e trabalhadoras que sustentam esse hospital. Se a empresa tem os tantos milhões que estão anunciados no arrendamento, não pode querer que sejam os trabalhadores que tenham que pagar essa conta mais uma vez!

Nesse sentido, como já era de se esperar diante de uma proposta tão ruim, os trabalhadores e trabalhadoras rejeitaram por unanimidade o PDV apresentado. A assembleia aprovou ainda que qualquer plano de demissão precisa garantir de todas as verbas, FGTS e seguro-desemprego, e sem parcelamento. As decisões tomadas pelos trabalhadores e trabalhadoras serão informadas de imediato à empresa e se espera uma negociação justa, a altura do papel desempenhado pela categoria da saúde.