Home / Assembleia geral das/os servidoras/es da saúde

Assembleia geral das/os servidoras/es da saúde
27/02/2019

Assembleia geral das/os servidoras/es da saúde

Nesta terça-feira (26) o SindSaúde/SC realizou a primeira Assembleia Geral desse ano com as servidoras e servidores da saúde do Estado de Santa Catarina. A assembleia ocorreu na Praça do Hemosc com início às 13h30, e contou com servidoras/es de Joinville, Lages e Florianópolis. Na abertura foi feito um relato dos informes gerais da reunião com o secretário de saúde e a discussão da pauta de reinvindicações da categoria.

Como encaminhamento da assembleia foi estabelecido o prazo de 30 dias a partir do dia 26 de fevereiro de 2019 para que a mesa de negociação entre o sindicato e a Secretaria de Saúde do Estado seja retomada, já que até o momento o secretário de saúde não deu nenhum retorno. Dentre os pontos da pauta de reinvindicações foi bastante discutida a importância da abertura de concurso público para suprir a falta de servidoras/es e também que o reajuste no vale alimentação seja de 100%, passando de R$ 12,00 para R$ 24,00.

Num segundo momento foi feita uma explanação sobre a contrarreforma da Previdência com a presença do servidor da Previdência, Luciano Veras, que afirmou que se trata de um grande retrocesso e ataque aos direitos das/os trabalhadoras/es. Grace Martins, advogada no SindSaúde/SC, mostrou como a reforma irá prejudicar as/os servidores da saúde e reforçou a necessidade da organização da categoria e unificação com outras/os trabalhadoras/es para barrar a reforma e garantir uma aposentadoria digna. Como encaminhamento foi aprovada a participação das/os servidoras/es nas mobilizações nacionais e estaduais relacionadas à contrarreforma da previdência.

No terceiro momento da assembleia foram eleitas/os as/os delegadas/os que participarão do II Congresso da Intersindical em São Paulo, nos dias 15,16 e 17 de março, que terá como tema “Direitos, democracia, soberania”.

Também foi definido que caso haja atraso de pagamento do salário, os servidores farão assembleia em caráter de urgência, com início às 13h do dia seguinte à data prevista para a realização do pagamento, para decidir se entrarão em greve ou se paralisarão.

A diretoria do SindSaúde/SC agradece a cada servidor/a que estiveram presente na assembleia e às delegadas e delegados que assumiram o compromisso de participar do II Congresso da Intersindical e fortalecer a luta em defesa dos direitos da nossa categoria da saúde e de todas/os trabalhadoras/es. Nesse momento de ataque aos direitos é importante que a categoria da saúde se mantenha organizada, unida e que aumente a mobilização.