Home / Assembleias regionais encaminham a construção de paralisações

Assembleias regionais encaminham a construção de paralisações
20/08/2020

Assembleias regionais encaminham a construção de paralisações

À pedido do Governo do Estado de SC, o Tribunal de Justiça concedeu liminar proibindo a paralisação da categoria da saúde. A decisão do judiciário de impor uma multa de R$50 mil por hora paralisada ao sindicato e desconto proporcional dos salários dos servidores que reivindicam seus direitos mostra que o Governo tenta criminalizar a categoria da saúde.

Depois de sermos surpreendidos com essa notícia, o SindSaúde/SC suspendeu as paralisações e convocou assembleias regionais para deliberar os próximos passos da luta. Durante as assembleias regionais as servidoras e servidores aprovaram uma proposta de paralisação, que pode acontecer em qualquer data a partir de 72h da comunicação ao governo.

O sindicato tem cobrado do Governo do Estado a reabertura das negociações e foi agendada uma reunião para o dia 24, próxima segunda-feira. Já tivemos várias reuniões desmarcadas pelo Governo num total descaso com a categoria da saúde. Esperamos que os representantes do Governo assumam sua responsabilidade, mas reiteramos que só a categoria mobilizada pode garantir nossos direitos.

O Governo alegou na ação judicial que moveu contra a nossa paralisação que negociações estão em curso, mas até hoje não apresentou propostas concreta para a pauta da categoria. Não existe proposta formalizada em espaço algum! Por isso, as servidoras e servidores da saúde continuam mobilizados até que o governo negocie de verdade e apresente solução para o problema que ele mesmo criou. Cobramos responsabilidade do Governo do Estado e não aceitaremos as injustiças cometidas contra a imensa maioria dos profissionais de saúde, por isso exigimos negociação da Medida Provisória 228.

Importante lembrar que o Governo Moises, do PSL, é o mesmo responsável pelo escândalo de superfaturamento de respiradores que já culminou em prisões e afastamentos de cargos de confiança do governo. Santa Catarina esteve até poucos dias com um dos mais altos índices de contágio por Covid-19, fruto da ausência de uma política pública eficiente, que garantisse direito ao isolamento social e renda à população.

A categoria da saúde exige reconhecimento pelo papel fundamental que tem desempenhado no combate à pandemia. Agradecemos ao Sintrasem, SINTE-Regional e à Intersindical Central da Classe Trabalhadora pelo apoio e pelas notas de solidariedade enviadas a nossa categoria. É preciso somar forças nessa luta em defesa da vida e pela valorização da categoria da saúde!