Home / Geral / Ato/Assembleia das trabalhadoras e trabalhadores do Hospital de Caridade acontece nesta quarta (16)

14/03/2022

O SindSaúde/SC convoca todas as trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital de Caridade para um ato/assembleia nesta quarta (16), às 18h. A mobilização é motivada pelos golpes aos direitos dos trabalhadores que ocorrem durante a transição administrativa, onde o grupo Hospital Care, gigante do setor privado de saúde, assumiu a unidade. O ato ocorre no gramado em frente ao posto de gasolina da Av. Mauro Ramos, logo em frente à unidade.

A transição administrativa dura mais de um ano, desde o momento em que se anunciou que o hospital seria arrendado para uma nova empresa. Tratando-se de uma unidade de natureza filantrópica e com uma importância histórica para o estado, o Caridade conta com trabalhadores que ajudaram a contribuir para o prestígio do serviço. No entanto, o grupo Hospital Care parece não reconhecer tais fatos.

Desde que assumiu, após um longo processo que resultou em um Programa de Demissão Voluntária, a empresa tem empurrado aos funcionários um aditivo de contrato que traz diversos prejuízos ao trabalhador, como o de autorizar a transferência imediata e irrestrita a qualquer unidade do grupo empresarial, um valor fixo de salário, implementar banco de horas em locais insalubres e alterações na carga horária sem anuência do trabalhador. Direitos conquistados com muitas lutas no passado do hospital estão sendo negligenciados. A realidade dos trabalhadores de um dos principais hospitais do estado é de sobrecarga de trabalho e insegurança.

Assim, foi determinado pelos trabalhadores em assembleia na última sexta (11), que é hora de se mobilizar para impedir a retirada sistemática de direitos e as negligências da empresa. O ato/assembleia irá elencar as principais pautas a serem levadas a uma negociação, que está ocorrendo com a mediação do Ministério Público do Trabalho.

Trabalhadores e trabalhadoras do Caridade, é hora de nos unirmos. Não podemos permitir que a nova empresa passe por cima de tudo aquilo que foi conquistado com tanto esforço!