Home / Coluna Opinião / Ato contra governo Bolsonaro reúne a classe trabalhadora em Florianópolis

Ato contra governo Bolsonaro reúne a classe trabalhadora em Florianópolis
26/06/2021

Ato contra governo Bolsonaro reúne a classe trabalhadora em Florianópolis

Na manhã deste sábado (26), diversas categorias foram às ruas de Santa Catarina com pautas contrárias ao governo Bolsonaro. Em Florianópolis, a concentração começou às 9h, na praça em frente à Alesc e seguiu pela avenida Mauro Ramos, passando pelo centro da cidade e terminando no Largo da Alfândega. Todos os participantes usavam máscaras e fizeram constante uso de álcool gel, que foram inclusive fornecidos no ato

O ato pede o impeachment de Bolsonaro, no momento em que a CPI que investiga as ações do governo federal em relação a pandemia atinge pontos cruciais em relação às compras superfaturadas dos imunizantes. Além disso, a manifestação se posicionou contra medidas como a Reforma Administrativa e a favor dos profissionais da educação e da saúde. Outro ponto de pauta foi a luta contrária ao PL 490 que pretende retirar terras indígenas para facilitar esquemas de latifúndio e agronegócio.

Neste momento de pandemia, a valorização dos profissionais da saúde passa também por medidas efetivas de combate à contaminação vindas do poder público. Bolsonaro além de não contemplar tais medidas, constantemente desprezou os efeitos da pandemia e incentivou a população a aglomerações e a não utilizar medidas como o uso de máscaras. Além disso, o presidente se coloca contra medidas essenciais para a valorização da categoria, como o PL que estabelece o piso salarial da enfermagem.

O SindSaúde/SC se somou ao ato em Florianópolis por todas essas razões, continuando coerente na luta pela valorização da categoria e contra tudo que coloque em risco os profissionais e o sistema público de saúde.