Home / Ato dos trabalhadores do SAMU aponta para greve da categoria

Ato dos trabalhadores do SAMU aponta para greve da categoria
22/12/2020

Ato dos trabalhadores do SAMU aponta para greve da categoria

No ato realizado em Florianópolis na tarde desta terça-feira (22), trabalhadoras e trabalhadores do SAMU protestaram contra as diversas violações de direitos da OZZ, empresa terceirizada responsável pelo atendimento do serviço, e decidiram pela realização de uma assembleia com indicativo para greve da categoria. A assembleia em ambiente virtual acontece nesta quarta-feira (23), às 19h e deve decidir os rumos da mobilizações.

Com faixas e cartazes, trajando o uniforme que identifica o serviço, as trabalhadoras e os trabalhadores se posicionaram contra os ataques a seus direitos perpetrados pela OZZ e pelo Governo do Estado, que é responsável pela fiscalização do contrato com a terceirizada. Os socorristas receberam apoio dos transeuntes que se direcionavam ao Ticen (Terminal Central) e de carros que passavam pela avenida.

A pauta já é sentida no serviço nas regiões de Joinville e Criciúma, onde a paralisação da categoria foi anunciada hoje. A principal pauta, responsável pelo estopim da mobilização foi o atraso e tentativa de parcelamento em seis vezes do décimo terceiro salário. Há ainda o atraso no depósito do FGTS, que não é creditado há mais de seis meses. Além disso, há funcionários que estão a aproximadamente três anos sem o direito a férias concedido ou pago.

O SindSaúde/SC está ajudando na mobilização dos trabalhadores do SAMU e está fazendo a operação para que a assembleia dos trabalhadores ocorra nesta quarta-feira (23).