Home / Geral / Ato pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do SAMU é articulado em reunião com entidades de todo o estado

20/05/2021

As entidades representativas das trabalhadoras e dos trabalhadores do SAMU de todo o estado se reuniram nesta quarta-feira (19) para debater novas formas de pressionar o Governo do Estado e a OZZ em cumprir com os direitos do contrato. O objetivo foi debater essas demandas diretamente com um deputado da comissão de saúde da Alesc, que não compareceu à reunião.

O principal encaminhamento das entidades foi articular um ato unificado, com a presença de trabalhadoras e trabalhadores do SAMU de todo o estado. A manifestação ficou marcada para o dia 9 de junho, às 10h, com concentração em frente a Casa d’Agronômica. Cada entidade e região irá organizar junto a sua base a convocação e a garantia do deslocamento dos trabalhadores. Além disso, os sindicatos irão providenciar os equipamentos de segurança e proteção em razão da pandemia.

A falta do deputado fez com que as entidades articulassem uma nova reunião, que dependerá da agenda dos parlamentares da comissão de saúde.. Ao mesmo tempo, o SindSaúde/SC tem tentado garantir um encontro com a Superintendência de Urgência e Emergência da SES, órgão governamental responsável com a terceirizada, a fim de garantir uma posição mais definitiva do governo do estado.

As negociações em relação às violações dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores do SAMU estão sendo feitas desde os últimos meses de 2020. Nesse tempo todo, o que se viu, inclusive em sessão na Assembleia Legislativa, foi uma troca de cobranças entre o governo do estado e a OZZ. O ato tem a intenção de dar mais visibilidade para dar um basta nisso, para que enfim seja tomada uma posição concreta e garantido o direitos dos funcionários da OZZ.

Estavam presentes na reunião sindicatos da saúde das regiões de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Lages, além da Federação e do Sindcaesc.