Home / Geral / Ato simbólico de sindicatos protesta contra a Reforma da Previdência Estadual na Alesc

16/06/2021

Na manhã desta quarta-feira (16), sindicatos de Florianópolis realizaram ato simbólico em frente à Assembleia Legislativa (Alesc) para protestar contra a Reforma da Previdência Estadual, que deve ser apresentada nos próximos dias pelo governador. Em entrevistas, o governo estadual vem adiantando que o projeto catarinense será mais duro com os servidores do que o apresentado antes da pandemia, quando o governo recuou em meio aos escândalos no superfaturamento de respiradores e ao afastamento do governador.

Agora, o Governo do Estado anuncia que deverá voltar a discutir a pauta. Desde a aprovação da Reforma da Previdência federal, os estados e municípios passaram a fazer seus projetos de "adequação" das normas às regras federais. Na prática, isso significa ainda mais retrocessos aos trabalhadores e trabalhadoras, já que os pontos da reforma podem envolver aumento de idade pra aposentadoria, aumento da alíquota de contribuição, etc.

A data para a realização do ato simbólico foi escolhida em razão da reunião que o Chefe da Casa Civil, Eron Giordani, fazia com deputados na Alesc hoje pela manhã. Os sindicatos aproveitaram para buscar uma reunião com a representação do governo, que deve acontecer no começo da próxima semana, e discutirá a reforma da previdência. O SindSaúde/SC estará presente e fará um relato do que foi discutido nos próximos dias.

Fotos: Sinjusc/SC