Home / Geral / Atos marcam o Dia Mundial da Saúde em várias cidades

Atos marcam o Dia Mundial da Saúde em várias cidades
07/04/2021

Atos marcam o Dia Mundial da Saúde em várias cidades

Atos pedindo a vacina, o lockdown e o auxílio emergencial de R$600 ocorreram em diversos lugares do país nesta quarta-feira (7). O Dia Mundial da Saúde é uma data emblemática para a categoria dos profissionais da saúde e nas lutas por um sistema público de qualidade. O SindSaúde/SC, além das pautas nacionais e de valorização dos trabalhadores, também fez o chamado para dois atos em Florianópolis, além de manifestações em Joinville e Lages, que ocorreram às 9h. Além das pautas nacionais, foi acrescentado o repúdio ao ataque do governo do estado, que envolve o leilão da sede do sindicato na capital em meio a pandemia.

No ato realizado em frente à Casa d’Agronômica, às 9h, diversas entidades representativas de muitas categorias prestaram apoio e solidariedade aos profissionais da saúde. Cruzes de madeira representando os mortos na pandemia em Santa Catarina foram fixadas nos canteiros da avenida beira-mar, em frente à casa oficial da governadora interina. Um documento também foi entregue à representantes do gabinete da governadora, pedindo a suspensão do leilão da sede do sindicato em Florianópolis, que foi penhorada devido a uma multa surgida de um acordo não cumprido pelo governo do estado em uma greve de 1996.

Em Joinville, o ato em Frente ao Hospital Regional carregou a dor da perda para a Covid-19 de um grande lutador dos direitos dos trabalhadores da saúde, que faleceu no início da madrugada desta quarta-feira (7). Luiz Carlos Oliveira era auxiliar de enfermagem com mais de 30 anos no serviço público, nos quais sempre defendeu a categoria dos profissionais da saúde.  Em Lages, no Hospital Tereza Ramos, o principal centro de atendimento de Covid-19 da região, foi realizada passagem nos setores para a conscientização sobre as pautas.

Ao meio-dia, em Florianópolis, um ato simbólico unificou várias forças para demonstrar a gravidade da pandemia no estado. Com os manifestantes vestidos de branco e com cruzes brancas que carregavam o nome de diversos trabalhadores, os manifestantes reforçaram a necessidade de um lockdown em Santa Catarina para frear o contágio e a mortalidade causados pela pandemia.

Entidades representativas de trabalhadores de diversas categorias de todo o Brasil aproveitaram a data do Dia Mundial da Saúde para exigir medidas efetivas de combate à pandemia, contra os ataques à saúde pública e os retrocessos enfrentados nos últimos anos.

Para além do Dia Mundial da Saúde, vivemos uma realidade em que temos de lutar todos os dias por melhores condições de trabalho, pelo melhor atendimento na saúde pública e por investimento no SUS. Nossa luta continua!