Home / Coluna Opinião / Atos pelo #ForaBolsonaro marcam o 29 de maio em todo o país

Atos pelo #ForaBolsonaro marcam o 29 de maio em todo o país
29/05/2021

Atos pelo #ForaBolsonaro marcam o 29 de maio em todo o país

A classe trabalhadora de todo o Brasil está realizando neste sábado uma Jornada Nacional de Mobilização pelo #ForaBolsonaro e coloca nas ruas diversas pautas que estão atravancadas, ignoradas ou marginalizadas pelo governo federal. Em Santa Catarina, as mobilizações ocorreram em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Criciúma e Garopaba.

Em Florianópolis, o ato mobilizou milhares de pessoas, que foram às ruas com cartazes pedindo vacina para todos, mais empregos e a preservação do serviço público. Todos os participantes usavam máscaras e fizeram constante uso de álcool gel, que foram inclusive fornecidos no ato. Além de pedir o impeachment de Bolsonaro, a manifestação se posicionou contra medidas como a Reforma Administrativa e a favor dos profissionais da educação e da saúde. O ato teve concentração no Largo da Alfândega, e dali partiu para a avenida Mauro Ramos, passando pela Praça XV e entrando nas ruas do centro, voltando ao local inicial.

As pautas dos atos nas demais cidades catarinenses foram as mesmas. Neste momento de pandemia, a valorização dos profissionais da saúde passa também por medidas efetivas de combate à contaminação vindas do poder público. Bolsonaro além de não contemplar tais medidas, constantemente desprezou os efeitos da pandemia e incentivou a população a aglomerações e a não utilizar medidas como o uso de máscaras. Além disso, o presidente se coloca contra medidas essenciais para a valorização da categoria, como o PL que estabelece o piso salarial da enfermagem.

O SindSaúde/SC se somou aos atos em Florianópolis por todas essas razões, continuando coerente na luta pela valorização da categoria e contra tudo que coloque em risco os profissionais e o sistema público de saúde.