Home / Geral / Audiência de mediação com TRT apresenta novos desdobramentos sobre a CCT e Piso da Enfermagem

17/04/2024

Nesta terça (16), o SindSaúde/SC esteve em audiência com os representantes das empresas da Grande Florianópolis, com mediação de juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para negociação relativa à Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 e o Piso Nacional da Enfermagem.

Nesta primeira audiência foram expostos os desdobramentos da negociação entre os trabalhadores e as empresas, que encontra impasses essenciais. Enquanto a postura do SindSaúde/SC foi de manter o posicionamento dos trabalhadores, conforme decidido em assembleia, com o fechamento da CCT e reajuste anual para toda a categoria e pagamento integral do Piso da Enfermagem; as empresas têm feito propostas de parcelamento do piso e juntado as duas negociações, prejudicando todos os trabalhadores. Nesse processo, as empresas mantiveram o parcelamento e retirada de direitos da nossa CCT, tanto de cláusulas financeiras quanto sociais.

Assim, na audiência as empresas novamente puxaram os debates para o Piso da Enfermagem. A desembargadora, enquanto mediadora da negociação, orientou que houvesse consenso entre as duas partes, para avanço na negociação, apresentando uma proposta de acordo entre as partes.

Uma vez que trata de proposta de acordo, e que elas devem ser debatidas entre os trabalhadores, como sempre foi feito enquanto conduta sindical, elas serão apresentadas na próxima assembleia com a categoria, que acontecerá na semana que vem. A participação dos trabalhadores é essencial para deliberar a decisão da categoria, em assembleia, diante do novo cenário.

Faremos o chamado para a assembleia em breve. Fique atenta (o).