Home / Geral / Audiência entre o SindSaúde/SC e o grupo Hospital Care debate pautas elencadas pelos trabalhadores

04/04/2022

Em audiência entre o SindSaúde/SC e o grupo Hospital Care, mediada pelo Ministério Público do Trabalho, foram discutidas as demandas dos trabalhadores do Hospital de Caridade, que vem passando por diversas mudanças ocasionadas pela transição administrativa. O sindicato levou o posicionamento dos trabalhadores discutido na assembleia do último dia 25. Pontos como o vale alimentação/refeição e relatório de insalubridade foram debatidos.

Sobre o vale alimentação/refeição, a empresa não acatou a proposta dos trabalhadores, que sugeria o ajuste no valor equivalente ao recebido pelos funcionários do Hospital Baía Sul. A justificativa da empresa foi de que o Hospital de Caridade possui refeitório, enquanto o Baía Sul não. Mas, a empresa não descartou a possibilidade de avaliação da proposta, porém sugerindo um possível fechamento do refeitório para isso.

Na audiência, o sindicato insistiu que a decisão sobre a proposta deve ser dos trabalhadores. Para entender qual seria o impacto de retirada do refeitório, os trabalhadores devem responder a uma enquete que será lançada pelo SindSaúde/SC em breve. O resultado será levado para a próxima audiência, marcada para o dia 11/04.

Além disso, a audiência também debateu a necessidade de novo laudo de insalubridade. A grande maioria dos setores do hospital sofreu uma redução nos índices baseada em um relatório que não questionou os trabalhadores desses setores. Na proposta da assembleia, os funcionários pedem que novo laudo seja feito, dessa vez com visita do técnico em cada local e coleta de relatos dos trabalhadores. A empresa afirmou na audiência que deve avaliar a proposta, trazendo uma resposta na próxima audiência.

Agora, o SindSaúde/SC reúne os dados sobre o refeitório para levar à audiência do dia 11/04. Uma assembleia dos trabalhadores está em aberto e será divulgada em breve. Os demais pontos debatidos na audiência serão repassados diretamente para a categoria em assembleia. Fique atenta/o às redes sociais do SindSaúde/SC para saber mais.