Home / Aumento de casos de coronavírus no Estado de SC é alarmante

Aumento de casos de coronavírus no Estado de SC é alarmante
29/06/2020

Aumento de casos de coronavírus no Estado de SC é alarmante

O Estado de Santa Catarina divulgou Boletim Epidemiológico no último domingo (28/6) com dados alarmantes de contaminação e internações hospitalares em decorrência do novo coronavírus. Os casos confirmados chegam a 24.364 e ainda há 5.850 exames aguardando resultados no Laboratório Central do Estado (Lacen). Dados do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN nesta segunda-feira confirmam 1.155 profissionais de enfermagem catarinenses contaminados.

A escassez de testes rápidos, até mesmo para os profissionais da saúde, aponta que o número de casos pode ser ainda maior. O SindSaúde/SC tem cobrado da Secretaria do Estado da Saúde que sejam disponibilizados testes rápidos em quantidade suficiente para todos os trabalhadores da saúde e não somente nos casos sintomáticos e de contato direto com pacientes contaminados.

Com abertura do comércio, a volta das atividades não essenciais e do transporte coletivo, a tendência é de aumento do número de casos e de sobrecarga ainda maior nas unidades hospitalares, o que em breve pode levar ao colapso do sistema de saúde. Ainda que se considerem os leitos privados, em algumas regiões do Estado, como na região sul e na região da foz do rio Itajaí, a taxa de ocupação de leitos de UTI já chega próxima aos 85%. Isso, por si só, já indica o colapso nessas regiões.

O SindSaúde/SC reforça a importância da testagem em massa da população e de todos os profissionais da saúde. Para salvar vidas, é imprescindível que o isolamento social seja retomado e que sejam mantidas apenas atividades essenciais. Não podemos agir como se estivéssemos em situação normal com todos os dados mostrando o contrário.

Valorização profissional e condições de trabalho aos profissionais de saúde!

Pelo isolamento social com garantia de renda a todos os trabalhadores e trabalhadoras!