Home / Geral / Base do governo boicota votação do Piso Salarial da Enfermagem

Base do governo boicota votação do Piso Salarial da Enfermagem
11/05/2021

Base do governo boicota votação do Piso Salarial da Enfermagem

Uma reunião nesta segunda-feira (10) sobre o Piso Nacional da Enfermagem terminou sem acordo para que o projeto vá para votação no senado. O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) não compareceu ao debate que pretendia levar o projeto ao pleito, tornando inviável pôr o PL 2564 em votação sem o acordo.

O projeto tem boa aprovação no senado, visto que o próprio presidente, Rodrigo Pacheco, que compareceu à reunião, diz que sua bancada irá votar a favor da aprovação do PL. Para ele , o não comparecimento da base do governo “é uma forma de desprestigiar a enfermagem”. Ele afirma que a reunião teve o objetivo justamente de debater o projeto com os aliados do presidente, "pois eles é que vão, de alguma forma, criar os obstáculos fiscais para a definição de um piso justo para a enfermagem”.

O PL 2564 fixa o piso salarial em R$ 7.315 para enfermeiros, e tem esse valor como base para consolidação dos salários das demais categorias. Técnicos de enfermagem receberiam 70% (R$ 5.120) e auxiliares e parteiras 50% do valor (R$ 3.657). Os valores se baseiam em uma jornada de 30 horas semanais e são válidos para toda a categoria, desde servidores da união, estados, municípios e Distrito Federal, até os trabalhadores da iniciativa privada.

O SindSaúde/SC defende a aprovação do projeto, que é uma luta histórica, com mais de 20 anos, e que possibilitaria uma evolução importante nas condições de trabalho da categoria da Enfermagem. Uma votação para demonstrar apoio está acontecendo no portal do Senado. Se você ainda não votou, mostre seu apoio em bit.ly/PLPisoEnfermagem votando em SIM. O projeto está quase chegando em 1 milhão de assinaturas!