Home / Caridade não reverte demissões e sindicato vai à justiça

Caridade não reverte demissões e sindicato vai à justiça
30/06/2016

Caridade não reverte demissões e sindicato vai à justiça

Uma audiência conciliatória aconteceu nesta quarta-feira (29/6) na Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego, em Florianópolis, entre representantes do SindSaúde/SC e da direção do Imperial Hospital de Caridade. O objetivo era chegar a um acordo para a reintegração das nove trabalhadoras da cozinha demitidas na semana passada por justa causa, acusadas de furto de alimentos. Diante da negativa do Hospital em reverter as demissões, o Sindicato ingressará na justiça o pedido de readmissão das trabalhadoras.

O procurador Alexandre Zanardo, a advogada Nádia Engel e a coordenadora administrativa do hospital  Flávia Pituco receberam o apelo do Sindicato pela imediata readmissão das trabalhadoras, uma vez que a sindicância realizada pelo hospital, e que justificou as demissões, não foi realizada de forma regular ao não permitir ampla defesa das acusadas nem realizara devida apuração das denúncias. A assessoria jurídica do SindSaúde/SC demonstrou os erros cometidos pelo Hospital, que mesmo assim se recusou a voltar atrás.

O Sindicato também reiterou o repúdio às retenções de contribuições das trabalhadoras e trabalhadores dos hospitais ao FGTS e ao INSS, além dos constantes atrasos salariais e do descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho. O Hospital de Caridade desconta dos trabalhadores e não faz o repasse. Os representantes da instituição informaram que já realizaram o parcelamento dessa dívida.