Home / Casa de Saúde São Sebastião rejeita pauta e assembleia deve decidir rumos da negociação

20/01/2021

Em mesa de negociação entre o SindSaúde/SC e representantes da Casa de Saúde São Sebastião na tarde desta quarta-feira (20), a empresa recebeu a pauta decidida pelos trabalhadores e apresentou uma proposta. A pauta dos trabalhadores foi negada pela administração do hospital, que contrapropôs aceitar apenas o reajuste do salário e a renovação das cláusulas da ACT vigente. Agora, uma assembleia dos trabalhadores deve decidir se aceita a proposta da empresa ou se avança na construção de outra proposta. A assembleia deve ocorrer na sexta-feira (22), às 13h30, por meio de videochamada.

Os trabalhador que demandam um reajuste de 4,77% sobre os salários e a redução do desconto para o vale transporte de 3% para 1% sobre o salário base. Outras pautas envolvem o fornecimento de refeições gratuitas e a opção por vale refeição para aqueles que preferirem. Além disso, as funcionárias e funcionários também lutam pelo reajuste do auxílio creche em 5%, a validação de todas as demais normas da CCT vigente, e renovação de todos os demais itens do ACT da CSSS.

Na reunião com o SindSaúde/SC a empresa alegou estar com dívidas e que não teria condições de fazer tal acordo. O SindSaúde/SC porém defende que haja negociação para que os direitos dos funcionários não sejam congelados durante um ano, o que pode futuramente gerar uma defasagem maior. Pautas como o reajuste do auxílio creche, por exemplo, tem um impacto financeiro mínimo.

Para decidir junto aos trabalhadores, o sindicato solicitou à empresa o envio das informações de contato dos funcionários para que seja enviado o convite para assembleia. A reunião, a ser realizada online, deve decidir se os funcionários aceitam ou não a proposta do hospital.