CATEGORIA DA SAÚDE FAZ ASSEMBLEIA GERAL COM AMPLA PARTICIPAÇÃO DE TRABALHADORES DISPOSTOS A INTENSIFICAR A LUTA
As servidoras e servidores da saúde lotaram a sala “Joaquina” do Centro Sul, em Florianópolis, nesta terça-feira, 03, durante a Assembleia Geral que definiu a agenda de lutas em defesa da pauta de reivindicações da categoria da saúde, contra a reforma da previdência, nova assembleia e paralisação de 24 horas no dia 18 de março. Participaram servidores de Florianópolis, Joinville, Lages, Ibirama e Mafra.
Na abertura a Comissão de Negociação do SindSaúde/SC fez um relato das últimas negociações com o governo e da proposta apresentada para a categoria com os mesmos 15% de aumento da gratificação em 4x até o final de 2021. Proposta que já foi recusada pela comissão de negociação em mesa de negociação. A assembleia tirou como encaminhamentos intensificar a mobilização e cobrar do governo uma resposta justa à pauta de reivindicações.
As servidoras e servidores decidiram por chamar nova assembleia e paralisação de 24 horas no dia 18 de março com início às 7 horas da manhã em todas as unidades, sendo que a categoria já se encontra em estado de greve desde a última Assembleia Geral realizada no dia12 de fevereiro.
A comissão de negociação informou aos presentes que o governo adiou para as 16 horas de quinta-feira, 05/03, a reunião de negociação que estava pré-agendada para hoje.
A assembleia deliberou o dia 05 como um dia de luta com a participação da categoria na audiência pública sobre a Reforma da Previdência, tendo em vista o quão prejudicial será para as servidoras e servidores da saúde, já que praticamente acaba com o direito de aposentadoria especial.
Foi encaminhada ainda a realização de uma nova reunião da comissão de mobilização na sexta-feira, dia 06/03, para intensificar a mobilização e construir com a categoria as atividades do dia 18/03. Será criada ainda uma comissão para mobilizar as aposentadas e aposentados ativos na vida.
No início da Assembleia foi feita a inclusão de pauta para a escolha das delegadas e delegados que participarão do Congresso da Intersindical que acontece em Florianópolis nos dias 13 e 14 de março desse ano, na sede do SindSaúde/SC.
Foi deliberada ainda a mobilização da categoria para se somar aos atos do movimento 8M e da agenda de lutas do mês de março.
A Assembleia Geral da categoria da saúde mostrou que as servidoras e servidores estão mobilizados em defesa de seus direitos que irão aumentar a mobilização até que a pauta de reivindicações seja aceita pelo governo.
A diretoria do SindSaúde/SC avalia que o governo está direcionando os servidores para a greve quando é negligente e não valoriza quem faz a atendimento da população com qualidade e comprometimento.