Home / Geral / Centrais sindicais se reúnem com Governador e firmam acordo para o Piso Regional de Salários

27/01/2022

Uma reunião entre representantes das centrais sindicais e federações empresariais e de trabalhadores com o governador Carlos Moisés firmou ontem o acordo do Piso Regional de Salários para Santa Catarina. O instrumento, criado em 2009, garante uma base salarial para trabalhadores de diversos setores, incluindo as empresas de saúde do estado.

O SindSaúde/SC foi representado pela Intersindical - Central da Classe Trabalhadora, que também participou da negociação junto às federações empresariais. Para os representantes sindicais, o piso deveria ser estipulado em valores mais elevados, porém o acordo deve passar por avaliação das federações empresariais. O valor é definido com base nos índices oficiais de inflação.

O Piso Regional de Salários serve como uma espécie de salário mínimo para os trabalhadores da iniciativa privada. São 4 faixas de salário fixadas como base, sendo que os profissionais de hospitais e unidades de saúde privada se encontram na 4ª faixa. Em hipótese alguma o piso regional irá causar o efeito de abaixar salários já existentes.

Em acordos coletivos firmados entre o sindicato e as empresas de saúde, o piso é uma ferramenta para evitar que os empregadores baixem valores salariais ao máximo. Porém, o piso estadual não deve ser confundido com o reajuste da Campanha Salarial da Iniciativa Privada, que continua em negociação junto à Fehoesc.

O acordo firma a 1ª faixa em R$ 1.416,00; 2ª faixa em R$ 1.468,00; 3ª faixa em R$ 1.551,00 e; 4ª faixa R$ 1.621,00. Na prática, nenhum profissional da saúde deve receber menos do que o estipulado pela 4ª faixa salarial.