Home / Coluna Opinião / Com menos verbas para o SUS em 2022, deputados votam a favor da ampliação do Fundo Eleitoral

16/07/2021

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (15) o aumento do Fundo Eleitoral de R$ 2 bilhões para mais de R$ 5,7 bilhões em 2022. A aprovação vai na contramão do orçamento previsto para o SUS que, mesmo durante a pandemia, teve queda de mais de R$35 bilhões.

Além do atendimento à saúde, o orçamento previsto para 2022 prevê déficit de R$ 170 bilhões. O aumento do Fundo Eleitoral deve contribuir para o déficit. No Senado, o placar de votos foi de 40 a favor e 33 contrários. Já na Câmara foram 278 votos favoráveis contra 145 contrários. O texto agora passa para sanção presidencial.

Quer saber como cada deputado votou? Clique aqui!

O projeto que prevê o aumento do Fundo Eleitoral é uma grande contradição ao discurso que nós, trabalhadores e trabalhadoras da saúde já ouvimos inúmeras vezes dos governos: de que não há verbas para garantir um atendimento de qualidade no SUS e em outros serviços públicos essenciais.

A estratégia dos parlamentares, porém, é apostar na desinformação da população para promoção política no ano que vem. Há deputados que foram às suas redes pessoais mentir que votaram contrários à proposta. Nós, servidoras e servidores da saúde, não podemos ser enganados por tais discursos.