Home / Comissão de Negociação do SindSaúde/SC se reúne com representantes do governo para debater sobre concurso público e a pauta financeira

25/06/2019

A Comissão de Negociação do SindSaúde/SC participou nesta segunda-feira (24) da reunião com representantes do Governo na tentativa de avançar nas pautas financeiras da categoria da saúde e na abertura de concurso público. Estiveram presentes por parte do governo o coordenador de Negociações, Décio Vargas, e o Diretor de Gestão de Pessoas, Luiz Anselmo da Cruz. A mesa de negociação foi definida na última reunião com o Secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino, no dia 14 de junho, quando a Comissão do SindSaúde/SC solicitou a realização de uma conversa direta com quem pode responder pelas questões financeiras.

Durante o encontro foi lembrada a pauta da categoria da saúde, com ênfase na abertura imediata de concurso público com contratação por meio do Regime Jurídico Único e nas reivindicações financeiras: reposição salarial referente às Datas Base de 2017, 2018 e 2019; reajuste no vale alimentação; incorporação da gratificação por desempenho e adicional por formação, conforme acordo de Greve de 2012.

As/os representantes do SindSaúde/SC criticaram a demora nas negociações e fizeram os representantes do governo refletirem sobre os impactos da perda salarial acumulada principalmente pela falta de reposição de três Datas Base e de sete anos sem ajuste no vale alimentação. Outro ponto que a Comissão do SindSaúde/SC reivindicou foi a abertura imediata de concurso público. Atualmente faltam dois mil trabalhadores para atender a população. Esses dados foram levantados do portal da transparência e do banco de dados de aposentadas/os do sindicato. O Secretário de Saúde já havia se manifestado favorável a este ponto, mas afirmou que as decisões deveriam passar pela análise do governo.

Na reunião, o Diretor de Gestão de Pessoas, Luiz Anselmo da Cruz, sinalizou a realização de dois movimentos paralelos para a contratação de pessoal. A abertura de concurso público na área da saúde até o final de 2019 e um novo processo seletivo em caráter emergencial para reposição dos contratados por tempo determinado, cujos contratos terminam em outubro deste ano. A decisão faz parte de um estudo em que o governo analisa o quadro de pessoal nas Unidades Hospitalares, nas quais trabalham, atualmente, 10.500 servidoras/es, sendo 3.000 em caráter temporário. O SindSaúde/SC já havia apresentado dados sobre os problemas nesse tipo de contratação, visto que quando as/os servidoras/es se encontram aptos a exercerem a função, muitas vezes deixam os serviços por motivos diversos.

A Comissão de Negociação do SindSaúde/SC ressaltou a importância de avançar nas negociações sobre as Datas Bases em atraso e nas outras reivindicações financeiras, visto que estão com Assembleia em aberto depois da última Assembleia Geral com indicativo de Greve, caso o governo não avance nas negociações. Nesta quarta-feira (26) a diretoria do SindSaúde/SC se reúne para definir os próximos passos na negociação. Ficou acordada a realização de nova reunião de negociação com os representantes do governo.

O SindSaúde/SC enfatiza que a categoria da saúde mantenha-se informada pelos canais de comunicação do sindicato e participe das atividades. Como foi explicado nos materiais informativos distribuídos para as/os servidoras/es nos locais de trabalho, nossos direitos só foram garantidos com organização e luta. Estamos em negociação para avançarmos nas nossas pautas. Vamos juntos garantir nossos direitos!