Home / Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora finaliza plano de trabalho.

08/05/2019

Na tarde desta terça-feira (07) o diretor de saúde do/a trabalhador/a no SindSaúde/SC, Cleidson Valgas, participou da reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) do Conselho Estadual de Saúde (CES). Os membros da CISTT presentes no encontro finalizaram a construção do Plano de Trabalho para a CISTT que deverá ser apresentado no plenário do Conselho de Estadual de Saúde.

Também foi elaborada uma moção em defesa da aposentadoria e da Previdência Social que será lida na plenária do CES para que este órgão se manifeste sobre esse tema tão relevante e que seja feito um debate intenso devido a PEC 06/2019 que trata do desmonte da Previdência Social.

No Plano de Trabalho do CISTT estão previstas diversas ações, destacando-se a elaboração de um ofício pelo CES solicitando a implementação das Equipes Multiprofissionais de Saúde Ocupacional (EMSO), conforme estabelece a Lei 14.609/09 e o Decreto 2.709/09; a realização de um encontro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); a construção de um Observatório de Assédio Moral pelo governo do Estado e o estabelecimento de parcerias com as Universidades para a realização de pesquisas sobre temas relacionados à Segurança e à Saúde do/a Trabalhador/a.

“Estamos buscando a defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as, incluindo as questões de segurança e saúde nos ambientes de trabalho. Para isso, é preciso participar de todos os espaços possíveis, como a CISTT.” Conclui o diretor de saúde do/a trabalhador/a no SindSaúde/SC, Cleidson Valgas.