Home / Coluna Opinião / Congresso Nacional da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora aprova moção pelo Piso da Enfermagem

13/03/2023

Dirigentes do SindSaúde/SC participaram neste final de semana do 3º Congresso Nacional da Intersindical - Central da Classe Trabalhadora. O evento é um importante momento para reflexão política das pautas das variadas categorias, representadas pelos sindicatos que compõem a base da central. Moções e teses são elaboradas para serem pensadas em lutas conjuntas, a nível nacional.

O evento é precedido por congressos regionais e estaduais. Em Santa Catarina, o congresso estadual da Intersindical - Central da Classe Trabalhadora, aconteceu no último dia 4 de março, no auditório do SindSaúde/SC. Além da elaboração da tese estadual, o congresso escolheu os novos dirigentes da central em SC.

Com o tema “Reconstruir o Brasil e reorganizar a classe trabalhadora”, o 3º Congresso Nacional da Intersindical discutiu estratégias comuns de lutas das mais diversas categorias.  Junto a outros sindicatos da saúde, por exemplo, foi aprovada uma moção pelo Piso Nacional da Enfermagem, pauta latente da categoria da saúde. O documento será enviado ao Congresso Nacional para pressionar os parlamentares pela aprovação da Medida Provisória que define as fontes de custeio, pela queda da suspensão imposta pelo STF em relação à lei do piso.

Além disso, representantes sindicais das mais variadas regiões do país elegeram novos dirigentes para a central, ampliando secretarias, direção nacional e executiva. O SindSaúde/SC contou com representação das dirigentes Edileuza Fortuna e Patrícia Barreto na direção nacional.

O SindSaúde/SC constrói a Intersindical - Central da Classe Trabalhadora como forma de aliar as lutas dos trabalhadores nacionalmente. O Congresso é um importante instrumento para análise de conjuntura e articulação dessas lutas.