Home / Conselho Nacional de Saúde lança petição pela manutenção das verbas emergenciais destinadas ao SUS em 2021

19/10/2020

O CNS (Conselho Nacional de Saúde) está com uma petição aberta para que as verbas emergenciais destinadas à saúde pública em 2020 sejam repassadas também em 2021. A demanda se vê necessária principalmente pelo sufocamento do SUS, por conta da Emenda Constitucional 95, de 2016, que congelou os gastos em diversas áreas do poder público. A petição “O SUS merece mais em 2021” já conta com mais de 150 mil assinaturas, sendo que a meta é chegar a pelo menos 2 mil.

O SindSaúde/SC tem concordância com a proposta, dado o cenário de instabilidade que a saúde pública tem enfrentado nos últimos anos. Além da Emenda Constitucional 95, ainda teremos de enfrentar propostas como o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, que aprofunda o desfinanciamento progressivo da saúde pública, um direito garantido pela Constituição Federal de 1988.

A petição pede para que os R$35 bilhões emergenciais sejam novamente aplicados ao SUS em 2021. Assine você também em: http://bit.ly/PeticaoCNS .