Home / Geral / Convenção Coletiva é fechada e Reajuste Anual é definido

Convenção Coletiva é fechada e Reajuste Anual é definido
12/04/2022

Convenção Coletiva é fechada e Reajuste Anual é definido

O SindSaúde/SC fechou na tarde desta terça (12) a Convenção Coletiva 2021/2022, válida para os trabalhadores e trabalhadoras das unidades de saúde privadas da Grande Florianópolis. O acordo foi firmado em audiência mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com participação do SindSaúde/SC e dos sindicatos patronais, representantes das empresas.

O sindicato lutou para que o reajuste concedido cobrisse o índice inflacionário e não representasse perdas salariais para os trabalhadores. Na data-base, fixada em 1 de novembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que costuma embasar esse tipo de acordo, estava em 11,08%. A convenção prevê que o reajuste integral ao índice seja pago a partir do próximo salário dos trabalhadores, referente ao mês de abril.

O retroativo à data-base (novembro/21, dezembro/21, 13º dez/21, janeiro/22, fevereiro/22 e março/22) será pago nos próximos meses, sendo que 8% terá incidência no salário bruto e entra também no salário referente à abril. Os outros 3,08% serão pagos como abono em julho, no salário referente a junho.

Outra conquista importante do fechamento da CCT foi a inclusão do auxílio-creche aos trabalhadores que possuem filhos com até 2 anos de idade. O sindicato luta para que o benefício seja incluído na Convenção há anos, e agora finalmente poderá ser estendido a todos os trabalhadores e trabalhadoras das unidades de saúde da Grande Florianópolis. O valor equivale a 10% do salário normativo da categoria. O funcionário, nesse caso, deve prestar contas mensalmente à empresa, apresentando Nota Fiscal para comprovar o pagamento da creche.

As empresas que já pagaram parte do reajuste anual deverão calcular o valor restante e cumprir o que está previsto na CCT. Se você, enquanto trabalhador ou trabalhadora, encontrar alguma irregularidade tanto no pagamento quanto no cumprimento das cláusulas, procure o sindicato! A Convenção Coletiva integral estará disponível na biblioteca do site do SindSaúde/SC assim que estiver disponível no mediador do Ministério Público do Trabalho.

O fechamento da CCT é uma conquista para todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor privado de saúde da Grande Florianópolis, que estão vendo perdas significativas diante da alta da inflação. O SindSaúde/SC agora irá cobrar das empresas que a CCT seja cumprida em sua integralidade.