Home / Convocatória: Trabalhadores do Baía Sul e Clínica Imagem farão nova assembleia nesta terça (8)

07/12/2020

Após reunião entre o SindSaúde/SC, Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem na sexta-feira (4) os funcionários das empresas irão realizar nova assembleia para decidir os rumos da mobilização, nesta terça (8). A negociação expôs a posição das corporações, que não acataram a maioria das reivindicações definidas pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores do hospital na primeira assembleia, realizada no dia 24 de novembro. Todos os funcionários estão convidados a participar da nova assembleia, marcada para amanhã, às 18h no gramado em frente ao posto, próximo ao hospital, que irá definir as novas pautas e definições sobre a mobilização.

Na negociação entre o SindSaúde/SC e as empresas Baía Sul e Clínica Imagem, os empresários tentaram condicionar o processo ao Programa de Participação de Resultados (PPR), como forma de compensar o reajuste salarial, o qual dizem não ter condições para arcar. O PPR não garante aos funcionários uma remuneração estável e geralmente vem acompanhado de uma série de medidas relacionadas ao alcance de metas, não compatíveis com os serviços de saúde.

Quanto ao fornecimento de EPIs e local de descanso, o hospital disse ter acordo em fundar uma comissão paritária (com o mesmo número de representantes dos trabalhadores e da empresa) para organizar melhorias. Em relação a outras pautas, como o aumento do vale alimentação e as questões relativas ao banco de horas e horas extras, a empresa se comprometeu a enviar um ofício ao sindicato com uma resposta até a tarde desta segunda (7), mas até o momento (16h) não se pronunciou.

Dada a recusa de aceitação das pautas dos trabalhadores, a negociação não pode se dar apenas nos termos das empresas. A assembleia de amanhã é de extrema importância para o fortalecimento da movimentação e, consequentemente, para a melhoria das condições de trabalho no Baía Sul e na Clínica Imagem. Todos os trabalhadores terão voz e voto para expôr suas pautas. O papel do SindSaúde/SC nesta luta é continuar na defesa dos trabalhadores dessas empresas e de defender ativamente seus direitos.