Home / Deputados federais aprovam em segundo turno a PEC 241

Deputados federais aprovam em segundo turno a PEC 241
27/10/2016

Deputados federais aprovam em segundo turno a PEC 241

Nesta terça-feira (25/10), em meio a protestos, a Câmara de Deputados aprovou em segundo turno, com 359 votos a favor e 116 contra, a Proposta de Emenda Constitucional 241, que congela por 20 anos o orçamento público para saúde e educação. Dos 16 deputados federais catarinenses, 10 votaram a favor da PEC e contra o serviço púbico. O voto dos deputados continuou o mesmo do primeiro turno:

Esperidião Amin – PP – Sim

Mauro Mariani – PMDB – Sim

João Rodrigues – PSD – Sim

Jorginho Mello – PR – Sim

Marco Tebaldi – PSDB – Sim

Peninha – PMDB - Sim

Geovania de Sá – PSDB – Sim

Ronaldo Benedet – PMDB – Sim

Edinho Bez – PMDB – Sim

Celso Maldaner – PMDB – Sim

Valdir Collato – PMDB – Sim

Ângela Albino – PCdoB - Não

Carmen Zanotto – PPS – Não

Décio Lima – PT – Não

Pedro Uczai – PT – Não

A PEC ainda precisa ser aprovada no Senado Federal para entrar em vigência. Entretanto, para a votação na Câmara o presidente Michel Temer organizou um jantar de gala na noite do domingo, além de trocar dois ministros do seu Governo para garantir a aprovação da PEC 241 - a PEC da morte.

Entenda por que chamamos a PEC 241 de PEC da morte:

• Se a PEC 241/16 estivesse em vigor desde 2003, a Saúde teria sofrido uma perda acumulada de R$ 318 bilhões até 2016.

• A PEC 241/16 proíbe a realização de concursos e a contratação de novos servidores públicos para atender as demandas da população. Hoje em Santa Catarina já temos um déficit de 3 mil servidores na saúde;

• O IBGE estima que em 20 anos a população aumentará em cerca de 20 milhões de pessoas e o número de idosos irá dobrar, o que exigirá maior investimento em saúde, ultrapassando em muito o teto estabelecido pela PEC 241.

A pressão continua, agora sob os senadores Dário Berger Senador Dalirio Beber e Paulo Bauer. Mas para barrar essa série de retrocessos somente a nossa organização em uma greve geral unificada!