Home / Coluna Opinião / Desigual: Governador estende gratificação Covid apenas para médicos e servidores do COES

15/02/2022

Uma Medida Provisória lançada no diário oficial desta segunda (14) colocou profissionais da saúde mais uma vez em situação de desigualdade. A nova MP pretende estender a gratificação Covid, medida que já havia trazido valores muito diferenciados para cada categoria, apenas para médicos e servidores do Coes. A revogação dos artigos 2º, 7º e 10º da MP anterior expõe mais uma vez o privilégio dado pela Secretaria da Saúde à categoria médica e aos cargos indicados pelo próprio Poder Executivo.

Questionado a respeito disso, o secretário André Motta atacou as entidades sindicais por supostamente terem distorcido a informação a respeito da nova Medida Provisória. O SindSaúde/SC não havia se pronunciado até então a respeito do assunto, demonstrando mais uma vez o ímpeto do governo Moisés em atacar as entidades que representam os trabalhadores.

Após análise minuciosa da Assessoria Jurídica do SindSaúde/SC, foi confirmado que a MP trata exatamente de conceder o benefício apenas aos médicos e servidores do COES, inclusive indicados pela própria Secretaria da Saúde. A Medida Provisória mantém a gratificação aos médicos de R$ 4.000 e R$6.000 aos que trabalham em emergência e UTI, e um valor fixado em R$3.944 aos servidores que atuam no COES. Apenas as Horas Plantão em dobro serão concedidas aos demais servidores que atuam em UTI, emergência e COES.

O SindSaúde/SC agora está organizando agenda para a chamada de uma assembleia a respeito do assunto. Não há qualquer indicativo de paralisação até o momento, uma vez que tal ato só será legítimo se aprovado em assembleia. Acompanhe as redes sociais do sindicato para mais informações.