Home / Dia Nacional da Saúde

Dia Nacional da Saúde
05/08/2020

Dia Nacional da Saúde

No dia 5 de agosto se comemora o Dia Nacional da Saúde em referência à data de nascimento de Oswaldo Cruz. A data é uma homenagem a contribuição do médico sanitarista por sua pesquisa e o desenvolvimento científicos como ferramentas para o cuidado da população, principalmente quando o assunto são as vacinas. Prestamos nossas homenagens também a todas as trabalhadoras e trabalhadores da saúde do país, especialmente neste momento em que estão na linha de frente lutando contra a pandemia causada pela Covid-19.

Infelizmente em Santa Catarina não temos o que comemorar. Vivemos um cenário de desvalorização da categoria da saúde e em diversos locais de trabalho os servidores ainda encontram dificuldade até pra emitir CEAS e reconhecer acidente de trabalho nos casos de contaminação por Covid-19.

E no dia de hoje, uma medida absurda chama mais a atenção. Em Lages, na frente do Hospital Teresa Ramos foi instalado contêiner cobertos por lona para que os servidores do hospital que estejam com sintomas gripais sejam atendidos separados dos demais pacientes, no meio do pátio do Hospital, sem acesso sequer a banheiros. Devemos entender o que com essa atitude? Os servidores que trabalham todos os dias dentro de uma unidade de saúde não tem direito ao mesmo atendimento que qualquer outro paciente com os mesmos sintomas?

Tal medida teria surgido por iniciativa de uma emenda parlamentar da Deputada Federal Carmen Zanotto, que tem formação em enfermagem e já foi Secretaria de Saúde do Estado há alguns anos. A alegação é que o contêiner teria sido pensado para triagem de pacientes com suspeita de Covid-19, mas como perceberam que não servia para os pacientes em geral, acharam que servia pros servidores!

Denunciamos esse desrespeito com a saúde dos servidores da saúde. O Brasil lidera o ranking de contaminação e óbitos por Covid-19 no mundo e medidas desse tipo explicam o porquê de números tão alarmantes na categoria.

Especialmente neste Dia Nacional da Saúde, ressaltamos a necessidade da categoria da saúde continuar a luta por melhores condições de trabalho e em defesa da vida. Precisamos estar unidos para enfrentar todo tipo de ataque.

Nossas vidas também são importantes e merecemos valorização e respeito!