Home / Coluna Opinião / Dia Nacional de Mobilização contra a Reforma Administrativa, pela vacina e pelo lockdown acontece nesta quarta-feira (24)

24/03/2021

Um Dia Nacional de Mobilização está acontecendo nesta quarta-feira (24) em todos os cantos do Brasil. As ações reforçam a luta contra a Reforma Administrativa, pelo lockdown com auxílio emergencial de R$600 e pede a vacina para todas e todos. Uma das mobilizações foi realizada pelo SindSaúde/SC no início da tarde, no Hospital Regional de São José.

O agravamento da pandemia tem feito com que o processo para aprovação da Reforma Administrativa seja feito por debaixo dos panos. O projeto prevê novas formas de contratação e retirada de direitos históricos dos servidores públicos, abrindo precedente para apadrinhamentos políticos e esquemas de corrupção. O cerne da “contrarreforma” é se aliar aos outros retrocessos aprovados nos últimos anos, que objetivam precarizar e destruir os serviços públicos.

A classe política é a que mais se beneficia com a aprovação da reforma, e é também a que mais tem agido para que o projeto seja aprovado rapidamente. O relator da proposta é o Deputado Federal catarinense Darci de Mattos que já anunciou que está do lado de Bolsonaro e Paulo Guedes, os agentes mais interessados na aprovação deste retrocesso.

Como pauta urgente, a mobilização também pede um lockdown com garantia de renda para a população. O valor irrisório fornecido por meio de uma manobra chantagista pelo governo federal não cobre os gastos médios de nenhum brasileiro, ainda mais em um momento com alta em praticamente todos os bens de consumo. A mobilização reforça que o fechamento temporário dos serviços não essenciais é a única alternativa para o controle da pandemia que cresce desenfreada no Brasil.

Mais uma vez, neste Dia Nacional de Mobilização, vemos funcionários públicos brasileiros lutando por um serviço de qualidade para a população, que seja gratuito e transparente para todas e todos, e pela saúde de todos os brasileiros.

Ajude você também. Nas redes sociais, use a hashtag:

#PararTudoDia24 #LockdownPelaVida #PararTudoPelaVida

Confira 4 motivos para lutar: